Nossa governança

O fortalecimento da governança é uma das prioridades da Petros, sendo fundamental para assegurar uma gestão transparente, eficiente e responsável do patrimônio da Fundação e de seus participantes. Possuímos uma estrutura robusta de colegiados e comitês, regidos por normativos que seguem as melhores práticas do mercado, com reconhecimento de selos e certificações, e perseguimos o aprimoramento contínuo das nossas práticas.

Estrutura de governança

A Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal são, respectivamente, nossos órgãos de gestão e fiscalização. A Diretoria Executiva é responsável pela administração da Fundação, seguindo as políticas e diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo e pela legislação vigente. O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de governança, responsável pela aprovação da política geral de administração da Petros e de nossos planos, enquanto o Conselho Fiscal é o encarregado de fiscalizar os atos, seu cumprimento legal e estatutário. Também contamos com outras instâncias de assessoramento, como os comitês de Riscos, Investimentos, Auditoria e Seguridade, entre outros.
Âncora: Diretoria Executiva
#diretoria_executiva

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é a responsável pela nossa administração. É composta por quatro membros: um presidente e três diretores. Dois deles podem ser designados entre não participantes dos nossos planos. Os outros dois precisam ser participantes ativos ou assistidos com ao menos dois anos consecutivos de contribuição. Todos precisam ser aprovados pelo Conselho Deliberativo e habilitados pela Previc antes de assumir o cargo. O mandato de seus membros pode ser renovado anualmente, sempre na reunião do Conselho Deliberativo que aprova as demonstrações contábeis anuais.  Na última reunião de aprovação de resultados, em 27/3/2024, o Diretoria Executiva foi reconduzida, por unanimidade, para mais um ano de mandato.

Também elabora o orçamento anual, suas revisões e alterações, aprova contratos, acordos e convênios, apresenta as demonstrações contábeis, encaminha às patrocinadoras informações para supervisão e fiscalização dos planos. Além disso, elabora o plano de custeio administrativo dos planos, suas políticas de investimentos e a proposta de aplicação de recursos, sempre seguindo as políticas e diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo e pela legislação vigente.

Marco Aurelio Viana
Presidente interino

Formado em Direito com especializações em Direito Previdenciário, Direito e Processo do Trabalho, Direito Empresarial, Gestão em Previdência Complementar e Gestão de Pessoas. É certificado pelo ICSS com ênfase em Administração e tem a certificação do Havard Manage Mentor Program. Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-RJ, ingressou no Jurídico da Petrobras em 2008 na área trabalhista. Foi consultor especializado em Direito Previdenciário. Antes de tomar posse na Petros, foi gerente de Benefícios e Previdência no Recursos Humanos da companhia. Também trabalhou na Fundação Previ, na gerência de vínculo e arrecadação da Diretoria de Seguridade. Foi membro suplente do Conselho Deliberativo e membro do Comitê de Seguridade de Assessoramento ao Conselho Deliberativo da Petros.

Marco Aurelio Viana assumiu como presidente interino em 24/4/2025. Após a conclusão do processo de seleção, habilitação e posse do futuro presidente, reassumirá como diretor de Seguridade, com mandato até 31/03/2026. Neste período de interinidade de Viana na presidência da Petros, Fred Schulz será diretor interino de Seguridade, após habilitação pela Previc.

Gustavo Gazaneo
Diretor de Investimentos
Com mestrado em Finanças e Economia pela FGV e cursando mestrado em Administração Pública na FGV, Gazaneo possui mais de 25 anos de experiência, com destaque para finanças e investimentos. Foi diretor Financeiro e de Relação com Investidores da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e superintendente de Planejamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), tendo ocupado também o cargo de diretor Financeiro, Investimentos e Controladoria na instituição. Trabalhou na Petros, onde foi gerente de Análise de Mercado; na Acqua Investimentos, como gestor de Portfólio; na SLW Asset Management, onde foi sócio e gestor de Renda fixa e Moedas; e na DC Corretora, como Trader de Equity, Câmbio e Moedas. Atuou ainda como conselheiro Fiscal do Sebrae Nacional. É graduado em Comunicação, pós-graduado em Marketing Estratégico (FGV), e tem Curso de Extensão em Marketing & Management pela Universidade da Califórnia.
 

Mandato iniciado em 02/01/2025, com término em 31/03/2026.

Frederico Schulz
Diretor interino de Seguridade

Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduando no MBA com ênfase em Mercado Financeiro pela Saint-Paul Escola de Negócios, ingressou na Petros em abril de 2021 como gerente executivo de Atuária e de Desenvolvimento de Planos da Petros. Membro do Instituto Brasileiro de Atuaria (IBA) e certificado pelo ICSS, possui experiência de mais de 18 anos no sistema de previdência complementar fechada, tendo atuado como Gerente de Modelagem e Atuária na BB Previdência e como Consultor Sênior em consultorias nacionais e multinacionais

João Marcelo Torres
Diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia 

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem 28 anos de carreira na área financeira de empresas de diferentes segmentos, como energia, óleo e gás. Conta com especializações em Finanças Corporativas, pelo Insper; S&OP/Planejamento Colaborativo de Demanda, pelo ILOS/Coppead; e Liderança Estratégica, pela Fundação Dom Cabral (FDC). Também possui certificação em Conselheiro de Administração IBGC (CCA IBGC). Atuou em grandes empresas nacionais e multinacionais, a exemplo da TIM Brasil, McCann Erickson e Grupo Cosan, onde foi Controlador Financeiro para América Latina. Antes de tomar posse na Petros, atuou como diretor de Planejamento Financeiro, Estratégico e M&A na Vibra Energia. Com sua trajetória profissional, acumula sólida experiência em finanças com ênfase em planejamento financeiro e estratégico; governança, riscos e compliance; implementação de sistemas à gestão do negócio e Gestão da Informação/BI.

Mandato iniciado em 05/02/2024, com término em 31/03/2026.

Assiduidade nas reuniões (2º semestre de 2024)     
Processo de nomeação da Diretoria Executiva
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Em consonância com a atual Política de Gestão de Pessoas, a seleção para a recomposição do cargo de Presidente da Fundação é conduzida por uma comissão temporária composta por dois membros conselheiros deliberativos, indicados e eleitos. Compete ao Presidente do Conselho Deliberativo a constituição da comissão.

Na hipótese de recomposição dos Diretores, a comissão temporária é composta por dois membros do Conselho Deliberativo, indicados e eleitos, e dois membros da Diretoria Executiva. Compete ao Presidente do Conselho Deliberativo a constituição da comissão.

O relatório da comissão temporária tanto para recomposição do cargo de Presidente quanto para o cargo de Diretor conterá, preferencialmente, uma lista tríplice, a ser submetida ao Conselho Deliberativo, para a realização de entrevista com o candidato mais bem avaliado pela Comissão.
Acesse o Regimento Interno da Diretoria Executiva
Âncora: Conselhos e comitês
#conselhos

Conselhos, comitês e organograma

O Conselho Deliberativo

Órgão máximo da nossa governança, o Conselho Deliberativo é responsável pela aprovação da política geral de administração da Petros e de nossos planos. Analisa e delibera temas como alteração de estatuto social e de regulamento dos planos, custeio administrativo dos planos, planejamento estratégico, programa orçamentário, políticas de investimentos, aplicação de recursos, nomeação e exoneração de membros da Diretoria Executiva, demonstrações contábeis, entre outras competências. 
É composto por seis membros titulares e seus suplentes, sendo metade indicada pelas patrocinadoras, conforme o estatuto, e a outra metade escolhida pelos participantes em eleição direta. Entre os representantes dos participantes, um é eleito entre os ativos e o outro entre os assistidos. Já o terceiro é o candidato mais votado, excluído o candidato vencedor na categoria dos assistidos.

Indicados pelas patrocinadoras

Titulares

Gustavo Dimitri de Souza Gonçalves (presidente)
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Formado em Direito pela PUC-Minas, é pós-graduado em Direitos Difusos e Coletivos e possui MBA em Gestão de Previdência Complementar pela UniAbrapp. Ingressou no Jurídico da Petrobras em 2005 e
atuou nas áreas trabalhista e previdenciária. Atualmente é gerente de Benefícios e Previdência na patrocinadora. Na Fundação, já atuou como conselheiro deliberativo entre os anos de 2013 e 2017.

Mandato iniciado em 17/1/2024, com término em 31/3/2027.
Gustavo Cesar Cotrim Correa da Costa
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Formado em Administração pela UFRJ, com pós-graduação pela Fundação Dom Cabral, Gustavo Cotrim ingressou na Petrobras em 2004, acumulando 19 anos de experiência de liderança nas áreas de Governança, Recursos Humanos, Relacionamento Institucional, Downstream, Projetos e Gabinete da Presidência. Também foi membro
da Comissão de Ética da Petrobras por quatro anos. Desde 2015, atua como conselheiro de administração de empresas do Sistema Petrobras, como NTS, Liquigás, Logigás e ALGAS. Entre abril e dezembro de 2023, foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Petrobras de Saúde. Desde janeiro de 2024, é diretor Administrativo da Petrobras Comercializadora de Gás e Energia e Participações (PBEN-P).

Mandato iniciado em 15/5/2024, com término em 2/8/2025.
Luiz Cristiano Oliveira de Andrade
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Advogado e professor de Direito Administrativo da PUC-Rio, tanto na graduação quanto na pós-graduação, Luiz Cristiano ocupa a Gerência-Geral do Jurídico de Atendimento às Áreas Corporativas e Órgãos
de Controle na Petrobras. Até julho de 2024, atuou como Ouvidor-Geral da Petrobras e, entre 2016 e 2021, foi o Ouvidor-Geral da Transpetro. Em 2024, tornou-se membro do Instituto Latino-americano de Ombudsman-Defensorias del Pueblo (ILO), em reconhecimento à sua atuação nas ouvidorias do sistema Petrobras desde 2013. Ainda foi membro das Comissões de Ética da Petrobras e da Transpetro. Além do conhecimento jurídico, a sua trajetória lhe conferiu experiência nas áreas de governança corporativa e compliance.

Mandato iniciado em 10/6/2025, com término em 9/9/2025.

Suplentes

Alexandre Finamori França Baptista                     
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Engenheiro mecânico e pós-graduado em Sindicalismo e Trabalho. Ingressou na Petrobras em 2006 e, atualmente, é coordenador de Articulação e Relacionamento na área do gabinete da presidência da Petrobras.
Atuou como diretor de Comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) de agosto de 2017 a agosto de 2020. No Sindipetro/MG, foi diretor financeiro e administrativo e coordenador geral do de junho de 2017 a abril de 2023.

Mandato iniciado em 17/1/2024, com término em 31/3/2027.
Rafael Crespo Rangel Barcellos
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Graduado em Mediação, com pós-graduação em Negociação e Gestão de Conflitos Organizacionais; Compliance e Gestão de Riscos; além de MBA em Gestão de Serviços em Saúde. Ingressou na Petrobras em 2006 e, atualmente, exerce o cargo de gerente de Operação Rede Nacional na Associação Petrobras de Saúde. Foi conselheiro titular
do Conselho Superior do IFF (Instituto Federal Fluminense) de abril de 2017 a agosto de 2023, além de diretor executivo de Administração, Financeiro e Jurídico no Sindipetro-NF, entre 2014 e 2023.

Mandato iniciado em 15/5/2024, com término em 2/8/2025.
Telmo Medeiros Lopes 
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Formado em Ciências Contábeis com MBA em Gestão Contábil pela FIPECAPI-USP, possui a certificação CPA 20 (Certificação de Especialista em Investimentos Anbima) e tem mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte nas cidades do México, São Paulo e Rio de Janeiro, 
com atuação nas áreas de Auditoria Externa, Controles Internos, Tesouraria e Elaboração e Análise de Demonstrações Financeiras e notas explicativas, incluindo participação em Conselhos Fiscais de empresas controladas da Petrobras.

Mandato iniciado em 2/8/2021, com término em 1/8/2025.

Eleitos pelos participantes

Titulares

Fernando de Castro Sá
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Advogado, formado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ), com MBA (FGV), mestrado (UC, Davis) e extensão em diversos campos e instituições (Unicamp, Universidade de Amsterdam, Academia de Direito Europeu). Carreira jurídica e gerencial, membro em conselhos
de Administração em sociedades anônimas, e “curtindo” ser administrador de um “blog filosófico”. Possui certificação pelo ICSS com ênfase em Administração.

Mandato iniciado em 26/7/2021, com término em 25/7/2025.
Radiovaldo Costa Santos
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Ingressou na Petrobras em 1986 como Técnico de Operações Sênior, exercendo atividades relacionadas à produção de petróleo
e gás natural em campos de petróleo terrestre na Bahia, acompanhamento da produção de petróleo e gás natural, fiscalização e acompanhamento de contratos, operação de estações de campos de petróleo e gás terrestre, supervisão de equipes, entre outras.

Exerceu mandato de Vereador em Alagoinhas/BA por três períodos consecutivos, de 2005 a 2016, sendo Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento dos biênios (2007-2008) 
e (2009-2010) e Relator da mesma Comissão no biênio (2013-2014).

Ingressou na direção do Sindicato dos Petroleiros da Bahia em 1995, ocupando diversos cargos, entre eles Coordenação da Secretaria Jurídica, Coordenação da Secretaria de Comunicação e Coordenação da Secretaria de Terceirização e Setor Privado da Entidade, e atualmente exerce o cargo de Diretor do Sindicato.

Mandato iniciado em 27/11/2023, com término em 31/3/2027.
 Vinícius Camargo Pereira da Costa
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Vinícius Camargo é Administrador de Empresas formado pela Universidade de Brasília (UNB), pós-graduado em Gestão com ênfase em pessoas, na Fundação Dom Cabral (PUC-MG), e em Gerenciamento de Projetos, na FIA-USP.
Ingressou na Petrobras em 2002 como Administrador, onde atuou nas áreas de RH Corporativo - remuneração e benefícios, e de Gás e Energia, com gerenciamento e fiscalização de empreendimentos. Exerceu o cargo de Conselheiro Fiscal (1999 a 2001) e de Conselheiro de Administração (2002) em pequena instituição financeira, uma Cooperativa de Crédito de Trabalhadores.

Desde 2013, exerce o cargo de Diretor do Sindipetro-RJ/FNP, onde atua na área de Comunicação e Núcleo de Aposentados.

Mandato iniciado em 27/11/2023, com término em 31/3/2027.

Suplentes

Luciano Maldonado Garcia
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Formado em Engenharia Civil pela UFRGS e Direito pela UNESA. Profissional pela Petrobras desde 1989, tendo atuado como Operador, Supervisor de Turno, Coordenador, Gerente, Consultor Técnico,
Consultor Sênior e Gerente Executivo. Tem
33 anos de experiência na área de Portos, Terminais e Dutos, Shipping, Estratégia, Mercado, Planejamento Orçamentário, Gestão de Portfolio, Transformação Digital e Direito Portuário. Representações nacionais e internacionais como Coordenador de Comitê no IBP (RJ), conselheiro da ABTP (Brasília), membro da diretoria do OCIMF (Reino Unido), vice- presidente da SLOM (Colômbia) e delegado da ARPEL (Uruguai). É certificado pelo ICSS com ênfase em Administração.

Mandato iniciado em 26/7/2021, com término em 25/7/2025.
Getulio Francisco da Cruz
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Estadual da Bahia. Ingressou na Petrobras em setembro de 1976 como Operador de Processamento na Unidade de Asfalto e aposentou-se em 2002
como Coordenador da Unidade de Asfalto - UN-21.

Foi Diretor Administrativo da Federação dos Clubes dos Empregados da Petrobras por quatro anos, no período de 2017 a 2021. Ingressou na Associação dos Aposentados e Pensionista de Petróleo - ASTAPE, onde assumiu a Presidência do Conselho Deliberativo no período de 2022 a 2025.

É membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Clubes da Bahia – SINDICLUBE exercendo mandato de 2022 a 2025. Ingressou no Clube dos Empregados da Petrobras, sendo Presidente por seis anos (2013-2018) e atualmente Diretor 
Administrativo por oito anos (2018-2026).

Mandato iniciado em 27/11/2023, com término em 31/3/2027.
Rafael de Paula Prado Alvarelli
Texto editável. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam id lacus vehicula, dictum elit quis, interdum mauris. Curabitur tincidunt leo quis porttitor ultricies. Morbi mollis finibus sollicitudin. Phasellus ornare et leo eget ultricies. Ut commodo eget quam eget vulputate. Sed non dictum purus. Aenean eu mauris nec libero accumsan efficitur. In ac venenatis nulla.
Rafael Prado é Advogado e Administrador de Empresas pela Universidade Paulista (UNIP) e técnico em Eletroeletrônica. Ingressou na Petrobras em 2007, onde atua como Técnico de Operação.
De 2007 a 2016 integrou a Transferência e Estocagem na Refinaria Henrique Lage - REVAP.

Desde 2016 exerce função diretiva no Sindipetro - SJC, onde ingressou como VicePresidente e, desde 2017, exerce o cargo de Presidente, coordenando os trabalhos na secretaria de Administração e Finanças e do departamento Jurídico. Atua ainda na Direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) como Secretário de Comunicação.

Mandato iniciado em 27/11/2023, com término em 31/3/2027.
  Assiduidade nas reuniões (2º semestre de 2024)   
Acesse o Regimento Interno do Conselho Deliberativo
Âncora: Avaliação dos colegiados
#avaliacao

Avaliação e autoavaliação dos nossos colegiados

Estruturado com o apoio de consultoria externa especializada, o texto a seguir apresenta uma avaliação dos colegiados da Petros e autoavaliação de membros:

- da Diretoria Executiva;
- dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; e
- dos Comitês de Riscos, de Investimentos, de Auditoria e de Seguridade.
Confira aqui
Em 2023, foi realizado o processo interno de avaliação de colegiado e autoavaliação de membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, dos Comitês de Riscos, de Investimentos, de Auditoria e de Seguridade, referentes ao exercício de 2022, como oportunidade de aprimoramento dos colegiados quanto à sua performance, eficiência e eficácia.
 
Os instrumentos de avaliação disponibilizados para participação foram formulados com base nos princípios fundamentais da boa governança, como o princípio da transparência, da responsabilidade, da integridade e da prestação de contas, bem como nas melhores práticas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
 
Para o ciclo de avaliação/autoavaliação 2022, o questionário foi reformulado passando a vigorar um novo modelo que se demonstrou ainda mais aderente às boas práticas de governança.
 
Os temas em relação aos quais foram realizadas as avaliações e autoavaliações foram (i) Direcionamento Estratégico; (ii) Alinhamento ao Propósito: Motivação, envolvimento e alinhamento de interesses; (iii) Responsabilidade e postura independente; (iv) Dinâmica e funcionamento das reuniões; (v) Diversidade: Composição e relações pessoais; (vi) Transparência: Fluxo de informações e comunicação; (vii) Comitês de Assessoramento; (viii) Presidente/Coordenador e (ix) Secretaria Executiva / Assessoria da Diretoria, atual Setor de Processo Decisório da Diretoria Executiva.
 
As avaliações e autoavaliações serviram de base para a identificação de eventuais melhorias, visando o alcance dos objetivos dos colegiados e do que os membros individualmente esperam e valorizam para a melhora do seu desempenho. Para os pequenos pontos de melhoria indicados nos resultados, foram traçados planos de ação para implementação e acompanhamento anual dos colegiados.
Âncora: Gestão de riscos
#gestaoderiscos

Gestão de riscos

Para assegurar o cumprimento da nossa missão de pagar benefícios aos nossos participantes de forma eficiente, transparente e responsável, possuímos uma estrutura robusta de gestão de riscos, reconhecida com a NBR ISO 31000:2018, que certifica a aderência aos melhores padrões internacionais.

O nosso modelo de gestão de riscos é estruturado no conceito das Três Linhas, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA). O papel de primeira linha cabe às áreas de negócio, responsáveis pelo mapeamento de seus riscos e por implementar controles para mitigá-los.

A Gerência de Governança, Riscos e Compliance reúne as três áreas responsáveis pela segunda linha de defesa: gestão de riscos, controles internos e compliance. Essa configuração promove maior sinergia e análises mais amplas dos processos no apoio às áreas de negócio.

A 3ª linha é representada pela Auditoria Interna, responsável por oferecer serviços objetivos de avaliação e consultoria, desenvolvidos para agregar valor e melhorar as operações da Fundação, acompanhando, de forma independente, a governança e os controles internos, os riscos e o compliance.
Âncora: Nossos normativos
#normativos

Nossos normativos

Para tornar a nossa gestão ainda mais robusta, contamos com uma série de normativos que regem os processos e as atividades da Fundação. Confira!

Estatuto

Como qualquer entidade fechada de previdência complementar, temos um estatuto próprio, no qual constam as regras básicas que garantem nosso funcionamento. O documento regula e determina as competências de órgãos como a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal. Também normatiza a natureza, a finalidade, a composição e o funcionamento dos nossos órgãos de administração e fiscalização.
O estatuto precisa ser aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável por fiscalizar o setor. Eventuais alterações no documento também precisam ser submetidas ao órgão fiscalizador para sua aprovação. Além disso, devem ser avaliadas pelo Conselho Deliberativo, órgão máximo da nossa governança, e aprovadas pelos patrocinadores do plano. A versão vigente foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, em 30/03/2022, e pela Previc, em 16/12/2022.
Acesse