SUSTENTABILIDADE

Nossas práticas ASG

Abordamos as práticas da agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança) de modo transversal em nossos negócios, na nossa governança corporativa e no mapeamento, gestão e controle de riscos. Dessa forma, buscamos assegurar que as ações ASG permeiem todas as nossas áreas de negócios e atividades.

Visão de futuro

Acreditamos que a sustentabilidade está relacionada à perenidade dos negócios, à saúde, à segurança e ao bem-estar dos nossos empregados. Também está diretamente ligada à estratégia de investir em atividades que gerem maior valor à economia e tragam impactos positivos à sociedade.

Em 2023, realizamos um mapeamento que reuniu 72 ações ASG já existentes ou previstas para serem implementadas na Fundação. Essas ações foram identificadas a partir de entrevistas realizadas com as áreas de negócios com objetivo de desenvolver planos de ação voltados às práticas ASG.

Desempenho sustentável


Temos a convicção de que companhias que adotam as melhores práticas são mais bem-sucedidas e proporcionam desempenho sustentável, perenidade e melhor relação risco-retorno. Por isso, continuamos a aprimorar a abordagem dos aspectos ASG na análise dos ativos da Fundação.

Trabalhamos com um rating de avaliação e classificação que incorpora indicadores de sustentabilidade na avaliação econômico-financeira dos investimentos. Adicionalmente, intensificamos a incorporação de aspectos qualitativos e parâmetros quantitativos, resultando em um diagnóstico cada vez mais amplo das empresas investidas.

Reforçamos nossos compromissos com a sustentabilidade e com uma governança de excelência ao nos tornarmos signatários dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), uma iniciativa de grandes investidores em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a melhor tomada de decisão dos investimentos.
 
Além da adesão ao PRI, reiteramos a nossa adesão ao Código de Stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) com a publicação do Relatório de Stewardship de 2022, que reúne nossa abordagem em relação aos aspectos ambientais e sociais, além de princípios, valores e iniciativas de governança e de gestão de investimentos.

Gestão terceirizada

Na gestão terceirizada dos recursos, buscamos selecionar gestores que consideram os temas ASG de forma central em seus processos de investimentos, principalmente em fundos de ações e investimento no exterior. Desta forma, realizamos minucioso trabalho de revisão de normativos e procedimentos com o objetivo de tornar mais robusto e transparente o processo de investir, desinvestir e monitorar.

Código de Stewardship




Somos signátários ao Código de Stewardship da Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), que trata de aspectos ASG nos processos de investimentos, monitoramento de emissores de valores mobiliários investidos e transparência.
 
Relatório de Stewardship 2022

Princípios Petros de Investimentos


O documento reúne as práticas de governança corporativa e responsabilidade social que esperamos das empresas em que investimos para alavancar resultados e mitigar riscos. Para acessar o documento, clique a seguir.
Princípios Petros de Investimentos

Seis Princípios para o Investimento Responsável

Ao aderir voluntariamente ao PRI (Princípios para o Investimento Responsável), a Petros se compromete em colocar em prática os seis princípios da iniciativa. São eles: 

  • Incorporar os temas ambiental, social e de governança (ASG) às análises de investimentos e aos processos de tomada de decisão  
  • Ser proativa e incorporar os temas ESG às políticas e práticas de propriedade de ativos
  • Buscar sempre fazer com que as entidades nas quais a Petros investe divulguem suas ações relacionadas aos temas ASG
  • Promover a aceitação e a implementação do PRI dentro do setor de investimentos
  • Trabalhar para ampliar a eficácia na implementação dos Princípios
  • Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação do PRI