Investimentos

Petros reitera adesão ao Código de Stewardship

Publicada em 16/01/2024

A Petros reiterou sua adesão ao Código de Stewardship da Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) com a publicação do Relatório de Stewardship de 2022, que reúne como abordamos os aspectos ambientais, sociais, princípios, valores e iniciativas de governança e de gestão de investimentos. A medida reforça nossos compromissos com o fortalecimento de uma governança de excelência, uma das diretrizes prioritárias que vêm sendo colocadas em prática pela atual gestão.

O código foi elaborado com base em normas conhecidas como Stewardship, adotadas em mais de 20 países, incluindo os principais mercados globais. Entre os princípios e formas de atuação recomendados pelo documento estão, por exemplo, aspectos ASG (sigla para ambiental, social e de governança) nos processos de investimentos, monitoramento de emissores de valores mobiliários investidos e transparência nas atividades. 

A Petros é aderente ao código desde 2018. A nova versão do nosso relatório mostra a atuação da Petros em cada um dos sete princípios previstos no Código de Stewardship, incluindo a evolução nos seus processos de gestão, por meio do constante aprimoramento da governança e dos controles internos nas diferentes áreas da Fundação. 

Medidas da Petros para aprimoramento da governança

A adesão ao Código de Stewardship é um compromisso público que deriva do trabalho de revisão de políticas, processos e estrutura de controles. Conforme o relatório publicado, importantes avanços foram feitos, como a conquista da certificação NBR ISO 31000, a obtenção do Selo de Autorregulação em Governança Corporativa e, por dois anos seguidos, a gestão de investimentos da Petros foi classificada como “forte” pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. 

Em paralelo, a Petros continua aprimorando a abordagem dos aspectos ASG na análise dos ativos da Fundação. Trabalhamos com um rating de avaliação e classificação, que incorpora indicadores de sustentabilidade na avaliação econômico-financeira dos investimentos. Adicionalmente, intensificamos a incorporação de aspectos qualitativos, além dos inputs quantitativos fornecidos pela consultoria, resultando em um diagnóstico cada vez mais amplo das empresas investidas.

Na gestão terceirizada dos recursos, buscamos cada vez mais selecionar gestores que consideram o ASG de forma central em seus processos de investimentos, principalmente em fundos de ações e investimento no exterior. Desta forma, realizamos minucioso trabalho de revisão de normativos e procedimentos com o objetivo de tornar mais robusto e transparente o processo de investir, desinvestir e monitorar, adotando as melhores práticas de mercado e permitindo atuação efetiva na gestão dos investimentos. 

Cabe lembrar que, recentemente, a Petros se tornou signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), uma iniciativa de grandes investidores em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento sustentável, incorporando aspectos ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão de investimentos.