ConteÚdos especiais

Eleições 2023

Neste ano, os participantes elegeram novos representantes para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal. O período de votação começou em 25/9, às 9h, e terminou às 17h do dia 9/10.
 

Confira os novos representantes eleitos

A votação das Eleições Petros 2023 foi encerrada e já temos os novos representantes eleitos para os Conselhos Fiscal e Deliberativo. Para o Conselho Fiscal, a dupla vencedora foi a 51, formada por Silvio Sinedino Pinheiro e João Antonio de Moraes. No Conselho Deliberativo foram eleitas a dupla 65, com Radiovaldo Costa Santos e Getulio Francisco da Cruz, como a mais votada entre as formadas por participantes assistidos; e a dupla 66, de Vinícius Camargo Pereira da Costa e Rafael de Paula Prado Alvareli, a mais votada entre todas, sem contar a dupla eleita de participantes assistidos.

Foram registrados 28.325 votos, o que representa 22,43% do total de eleitores, percentual superior ao registrado na última eleição, de 22,38%. Puderam votar todos os participantes, ativos e assistidos, inscritos na Petros até 31/5/2023 e em pleno exercício de seus direitos estatutários.

Os nomes dos representantes eleitos serão encaminhados à Diretoria Executiva, para homologação, e à Secretaria Executiva, que providenciará a posse, após a devida habilitação pela Previc. Após a posse, os novos conselheiros cumprirão mandato até 31/03/2027.

A apuração foi acompanhada pela Comissão Eleitoral, pelos candidatos e por fiscais de apuração, junto com representantes da fornecedora do sistema de votação e da empresa certificadora. O processo de apuração foi concluído às 18h59.

Clique aqui para acessar o relatório de votação por estado e confira nas tabelas abaixo a votação total de cada uma das duplas candidatas. E clique aqui para acessar o laudo final da certificadora do processo eleitoral.
 

Declarações de propósito

Seguindo a Resolução N° 23 da Previc, disponibilizamos aos participantes as “Declarações de Propósito”, que integram o processo de habilitação dos conselheiros eleitos junto ao órgão regulador. Os documentos foram publicados em 1/11/2023.

Conselho Fiscal
Silvio Sinedino Pinheiro e João Antonio de Moraes.

Conselho Deliberativo
Radiovaldo Costa Santos e Getulio Francisco da Cruz.
Vinícius Camargo Pereira da Costa e Rafael de Paula Prado Alvareli.

Resultado do Conselho Fiscal

Número Titular Suplente Votos
51 Silvio Sinedino Pinheiro João Antonio de Moraes 19.509
53 Rogério Freire Machado Sérgio Hitoshi Yamashiro 6.987
Brancos     660
Nulos     1.126

 

Resultado do Conselho Deliberativo

Número Titular Suplente Votos
65 Radiovaldo Costa Santos Getulio Francisco da Cruz 12.922
66 Vinícius Camargo Pereira da Costa Rafael de Paula Prado Alvareli 3.796
67 Sergio Salgado Oscar Angelo Scottá 3.627
68 Leonardo Gastão de Seixas Condurú Leonardo Luiz de Freitas 2.076
63 Fernanda Vianna Gurjão Diego Barreiros Dutra Sampaio 1.950
61 Carlos Alberto Siqueira Gomes Sandra Cristina Valbom Ladeira 1.949
62 Tereza da Silva Soares Linaldo Coy de Barros 996
64 Josumar do Amaral George Torres Barbosa 475
Brancos     282
Nulos     252


 

Parciais de votação

Para dar mais transparência ao processo eleitoral e incentivar o voto dos participantes, divulgaremos parciais de votação, coletadas às 10h dos dias 27/9, 29/9, 3/10, 5/10 e 9/10.
 

Debates entre os candidatos

Para dar mais transparência ao processo eleitoral e oferecer a você, eleitor, informações sobre as duplas candidatas, promovemos dois debates, sendo um para o Conselho Fiscal e outro para o Conselho Deliberativo. Confira os debates abaixo e vote! Sua participação é fundamental para o futuro da Petros!

Fala, candidato

Para você conhecer as duplas candidatas aos Conselhos Fiscal de Deliberativo da Petros, criamos o “Fala, candidato”, um espaço para divulgação de conteúdos produzidos pelas próprias duplas, sobre temas escolhidos pelos participantes. Confira abaixo os vídeos e textos com as principais propostas dos candidatos.

Conheça os candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal

Seguindo o cronograma previsto no Regulamento Eleitoral, divulgamos, no dia 31/7/2023, a lista final de candidatos para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Para o Conselho Deliberativo, são oito duplas concorrendo a duas vagas. No Conselho Fiscal, três duplas se candidataram a uma vaga. Confira abaixo as duplas candidatas, seus currículos e programas de trabalho.

Dupla 51 - Assistidos

Fiscalizaremos as demonstrações contábeis da Petros com rigor, responsabilidade e transparência, bem como os atos de gestão da Diretoria e Conselho Deliberativo. Acompanharemos todos os controles internos da Fundação, principalmente quanto à sua área de gestão de risco. Apontaremos as deficiências emitidas as áreas da Petros sempre e indicando sugestões de melhorias.

Silvio Sinedino Pinheiro (Titular)

Silvio Sinedino Pinheiro, brasileiro, 72 anos, casado, engenheiro eletricista pela PUC-Rio, analista de sistemas por 28 anos na Petrobrás, onde entrou por Concurso Público após trabalhar por 16 anos em outras empresas. 

Tem mestrado em Ciência da Computação pela COPPE/UFRJ e desenvolveu software científico de processamento sísmico para a Petrobras na Diretoria de E&P, gerência de Tecnologia Geofísica.
Ativista sindical, foi diretor do Sindipetro-RJ no período 2002-2005. De 2009 a 2013 foi Conselheiro Fiscal eleito da Petros – Fundação Petrobrás de Seguridade. Em 2013 foi eleito Conselheiro Deliberativo da mesma Petros para o período 2013-2017. Tem MBA em Previdência Privada pela COPPE/UFRJ-IDEAS. Foi Presidente da Aepet – Associação dos Engenheiros da Petrobras no período 2012-2015. Foi eleito pelos trabalhadores pela 2ª vez para o Conselho de Administração da Petrobrás com mandato até abril/2015.
João Antonio de Moraes (Suplente)
Até 1994 Metalúrgicos formado pelo Senai em Ajustagem Mecânica e Ferramentaria. Desde 1984 – Petrobras/Refinaria Capuava (Recap)/Mauá-São Paulo Técnico de Operação Pleno. Acompanhamento do tratamento de abastecimento de água, sistemas de Energia e geração de Vapor de Refinaria de Petróleo.

Trajetória Sindical

1996/2002 Presidente do Sindipetro Mauá SP-CUT;
1998/2000 – Diretor de Imprensa e Comunicação na Federação Única dos Petroleiros, assumindo também o trabalho de relações internacionais, atuando junto a ICEM.
2002/2005- Coordenador Geral do Sindipetro Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo-CUT;
2006/2008- Diretor de Relações Internacionais e Empresas Privadas da FUP; 2008/2014 – Coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros;
2014/2017 – Diretor de Relações Internacionais e Movimentos Sociais FUP; e
2022/Atual - Diretor Sindicato Unificado dos Petroleiros de SP e Coordenador POCAE plataforma operária e camponesa de água e energia.

Dupla 52

A dupla formada por Mirta Rosa de Souza Chieppe e José Aparecido Franco de Oliveira renunciou à candidatura. A renúncia foi confirmada pela Comissão Eleitoral, seguindo o disposto no artigo 34 do regulamento eleitoral.

Dupla 53 - Assistidos

Fiscalizar as atividades e os atos dos administradores de forma a garantir o cumprimento das normas legais e estatutárias com transparência e integridade, interagindo com o público de interesse, principalmente os participantes (Ativos/Assistidos) objetivando aprimorar o controle.

Rogerio Freire Machado (Titular)

Rogério Freire Machado
04/10/1958 RJ, RJ casado
Filiação: Paulo Freire Machado e Liane Catharina Duarte Machado
Engenharia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ,

Engenharia de Equipamentos pela UNIVERSIDADE PETROBRAS e Gestão de Ativos e Parcerias pela FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – FGV, Administração pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF.
Experiência
PETROBRAS – Coord jack-up, Ger de Flotel P-VIII e P-XX, P-VII, GEPLAT de P-XXI, Ger de P-XXI, de P-XXI e FPSO Espadarte, Ger de Instalação de superfície, Ger de Projeto e Suprimento para FPU P-53, de Construção e Montagem para o projeto de construção de sondas, Assist do Gerente Executivo do ETMCORP OIL CONSULTANTS e GEOPARK – Consultor
Sérgio Hitoshi Yamashiro (Suplente)

Formado em Direito pela Estácio de Sá; em Ciências Contábeis pela Unitau; e em Ciências Econômicas pela Braz Cubas.

Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade São Francisco – SP.

Trabalhei por 36 anos na Petrobras. Entrei na Companhia por processo seletivo em 24 de agosto de 1979 na REVAP como Técnico de Contabilidade I. Em 01 de março de 1992 fui reclassificado para Contador após processo seletivo interno. Trabalhei na REVAP até outubro de 1996 quando fui transferido para o Compartilhado em São Paulo/SP, permanecendo até fevereiro de 2001. Em 1º de março de 2001 fui transferido para o Tributário no Rio de Janeiro, como Gerente Setorial de Tributos Estaduais e Municipais. Em 1º de novembro de 2004 fui reclassificado para Consultor de Negócio e posteriormente a Consultor Sênior. Fui Professor da Universidade Petrobras por mais de 10 anos e Coordenador de Cursos Tributários no Tributário. Conselheiro Fiscal Suplente na Gaspetro (7 anos) e na Goiásgás (2 anos).

Dupla 61 - Assistidos

Nosso compromisso é buscar a previsibilidade financeira e de governança, com transparência nas operações dos Planos, construindo estratégias com segurança, estabilidade e dignidade para nossas aposentadorias. Com a colaboração de todos, conseguiremos fortalecer nossa fundação!

Carlos Alberto Siqueira Gomes (Titular)
Carlos Alberto Siqueira Gomes, com extensa trajetória na Petrobras de mais de 34 anos, ocupou
diversos cargos gerenciais na área contábil da companhia, no E&P - Bacia de Campos e na Área
Financeira da Sede, foi membro titular do Comitê de Investimentos da Petros, de julho de 2016
a novembro de 2020.
Atualmente atua como Diretor de Administração e Finanças da Saúde
Petrobras, sendo graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis, Mestre em Economia e Finanças pela FGV-RJ, tem MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, e recentemente concluiu o curso de Gestão de Profissionais de Saúde pela Alumni COPPEAD.
Sandra Cristina Valbom Ladeira (Suplente)
Bacharel e Mestre em Ciências Contábeis, especialização em Gestão Empresarial pelo IBMEC/RJ, Gestão Contábil pela FIPECAFI/USP e Economia e Gestão em Energia pela COPPEAD/UFRJ. 
40 anos de experiência na área contábil, sendo 30 deles na Petrobras. Atuou como contadora nas áreas de controladoria, financeira, desempenho empresarial, contabilidade societária, gerencial, de custos e tributária. Exerceu mandatos no Conselho Fiscal da e-Petro, SULGAS – e CEPE-Caxias. Docência nas Universidades Petrobras, Estácio de Sá e Fundação CEFET. Foi Integrante do Comitê executivo Accounting do IBP.

Dupla 62 - Assistidos

  • Defender patrimônio Petros foco em: Soluções viáveis reduzir PEDs; Cobrança dívidas patrocinadoras; Monitoramento processos judiciais e arbitrais; Resultados sustentáveis dos planos.
  • Aumentar transparência: Implantar Audiência Pública entre Petros e ativos, aposentados e pensionistas para melhorias Políticas e Procedimentos Petros; Gravar reuniões do CD.
  • Aprimorar integração com CF.
Tereza da Silva Soares (Titular)
Tereza Soares, 64 anos, natural de Salvador-BA. Administradora, pós-graduada.

De 1985 a 2016 – Petrobras S.A.
Admissão no TEMADRE, atuando no RH. Nos Terminais Norte Nordeste, desempenhou funções na gestão das áreas operacionais, até 2001.

A partir de 2002, coordenadora, a nível Brasil, na TRANSPETRO, responsável pela coordenação do Sistema de Gestão Integrada. Controller do PEGASO.

De 2008 a 2016, na TRANSPETRO, nível Brasil, como Gerente de Estratégias de SMS e de Auditorias de Segurança Operacional.

Professora do PROMINP, UFPE e da Universidade PETROBRAS.

A partir de 26.11.2019 – Conselheira Fiscal (suplente) da Petros, atuando na gestão baseada em riscos, no cumprimento da Política de Investimentos e do Programa de Compliance, nos estudos de aderência-convergência, na eficiência e eficácia dos controles internos, e na emissão de pareceres técnicos de demonstrações contábeis e de riscos atuariais.

Certificação por prova pelo ICSS em 2021, validade 01/2024.
Linaldo Coy de Barros (Suplente)
Aposentado da PETROBRAS (1976 a 2014) - Bel. em Contábeis e Direito, com Espec. em C.Contábeis pela UFRJ, Pós Graduado em Gestão de Negócio–USP e de Empresarias–Amana, Advogado, Conselheiro Fiscal da RIOPOL, IBIRITERMO, TBG e da PETROS.
Atuou como Gerente de 1980 a 2006 e Consultor até 2014. Possui experiência nas áreas: Previdenciária. Administrativa, Auditoria, Tributária, Contábil, Jurídica e de Fiscalização. Foi Coordenador na implantação do SAP-R3 e Controles Internos. Foi Profº das Universidades Petrobras e Veiga de Almeida e do IBEC, e Diretor Adm. Financeiro da AMBEP TurSeguros, de 2017 a 2023. Atual Presidente do Conselho Fiscal da PETROS.

Dupla 63 - Ativos

​​​​​​Você confia na Petros? Sabe quem são seus representantes no Conselho? Eleja para o órgão alguém como você, não ligado a sindicatos ou agentes públicos, e que tenha independência e capacidade técnica para exercer esse cargo. Seremos implacáveis na defesa da categoria, usando nossa experiência em auditoria e GRC para supervisionar a Petros e seus planos, com ética, transparência e responsabilidade.

Fernanda Vianna Gurjão (Titular)
Bacharel e Mestre em Administração pela FGV (bolsista acadêmica), que atua na Petrobras desde janeiro de 2012, com destacada experiência em atividades de Auditoria Interna, e certificações internacionais como CIA (Certified Internal Auditor) e CRMA (Certification in Risk Management Assurance).
Atuou como auditora nas áreas de E&P, Parcerias Operacionais, DP&T e Internacional, no Brasil e no exterior, realizando trabalhos em joint ventures operadas pelas principais empresas de Oil and Gas (BP, Shell, Chevron, Repsol, Equinor, etc.) e em processos de contratação e gestão de bens e serviços. Atualmente, exerce a função de Titular de Auditoria Interna da PB-LOG (Chief Audit Executive), responsável por planejar, executar e avaliar as atividades de auditoria interna e assessorar o CAECO, DE e Alta Administração no exercício do controle das atividades da PB-LOG, fornecendo avaliação e assessoria, além de atender às demandas do Conselho Fiscal e dos órgãos de controle governamental.
Diego Barreiros Dutra Sampaio (Suplente)
Bacharel e Mestre em Administração Pública e de Empresas pela FGV, com 11,5 anos de Sistema Petrobras, tendo trabalhado em áreas corporativas e de negócio, com destacada experiência em governança, gestão societária, conformidade, auditoria e suporte/assessoria a Conselhos de Administração de subsidiárias do Sistema Petrobras.
Atuou como membro do Comitê de Auditoria da Transpetro e é Presidente do Conselho Fiscal de uma subsidiária da Petrobras que atua na comercialização de energia.

Dupla 64 - Assistidos

​​​​​​​Visando evitar novos PEDs e reverter os atuais, agiremos com ética, competência e compromisso de renúncia caso nosso desempenho fique aquém do possível, sempre alinhados aos interesses dos assistidos e ativos em relação às atribuições do CD, com ênfase na gestão investimentos, gestão custeio, definição meta atuarial e recuperação créditos, reportando os resultados com frequência e detalhamento.​​​​​​​

Josumar do Amaral (Titular)
Josumar é Administrador, formado na UFRJ em 1978, especializado em finanças, planejamento, gestão de processos, análise de sistemas, gestão de
projetos...

Atuou em 2 grandes empresas privadas por 15 anos até ingressar na
Petrobras em 1989, onde exerceu diversas funções gerenciais até se
aposentar em 2016. Na Área Corporativa foi Coordenador na Assessoria de
Modernização Empresarial, na DSG (Desenvolvimento de Sistemas de Gestão)
e na Estratégia/Desempenho Empresarial, até ser convidado pela Diretoria de
Gás e Energia, onde foi Ger na área de Planejamento e Avaliação Empresarial,
Diretor Administrativo da Distrib GN de MG, Ger na Área de Participações nas
Distrib GN e Diretor Técnico/Comercial da Distrib GN de Goiás até aposentar
em 2016. Como educador foi o Gestor do programa de formação dos
Profissionais das Distrib GN, uma parceria com a UP e com as Distrib GN,
além de ministrar diversas cadeiras em MBAs nas áreas de finanças e TI.
Atualmente é consultor empresarial e perito judicial.

George Torres Barbosa (Suplente)
George Torres é Advogado, estudou no Colégio Militar e se formou em Direito na UERJ em 1988. Ingressou na Petrobras em 1990. Atuou no contencioso da REMAN; no setor de direito marítimo e ambiental (SEDMAR/SEJUR) e na divisão de contratos (DICONT/SEJUR).
Atuou no Gov Estado RJ na Diretoria de Administração e Finanças da Casa Civil, representando a Comissão Estadual de Controle Ambiental e no Conselho Fiscal do Museu da Imagem e do Som, além de integrar o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Foi cedido à Transpetro por cerca 4 anos, atuando nas áreas de direito ambiental e regulatório, com ênfase na negociação de TACS com órgãos ambientais e Ministério Público. Convidado pela Diretoria de Gás e Energia, assumiu a Ger Controle de Participações Societárias, responsável pela Governança Corporativa de 7 SAs e 3 Ltdas, sendo 6 termelétricas GN e 4 eólicas, aposentou como profissional máster no Atendimento à Presidência. Atualmente assessora a Comissão de Defesa Ambiental da ALERJ.

Dupla 65 - Assistidos

  • ​​​​​​Buscar a eliminação dos equacionamentos.

  • Modificar o estatuto da PETROS para garantir a eleição dos diretores.

  • Acompanhar o Comitê de Investimentos.

  • Comunicação garantindo acesso as informações da fundação.

  • Reunião com as entidades representativas.

  • Realização de cursos de previdência para assistidos

  • Implantar posto PETROS em cidades com grande concentração de assistidos.

Radiovaldo Costa Santos (Titular)
Técnico em Agropecuária pelo IF Baiano, Campus Catu, em 1984. Ingressou na Petrobrás em 1986 como Técnico de Operações Sênior.
Vereador por três mandatos consecutivos, em Alagoinhas/BA (2005-2016), sendo Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento dos
biênios (2007-2008) e (2009-2010) e Relator da mesma Comissão no biênio (2013-2014).
Ingressou na direção do Sindicato dos Petroleiros da Bahia em 1995, ocupando diversos cargos, entre eles Coordenação da Secretaria
Jurídica, Coordenação da Secretaria de Comunicação e Coordenação da Secretaria de Terceirização e Setor Privado da Entidade,
atualmente é Diretor.
Getulio Francisco da Cruz (Suplente)
Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Estadual da Bahia, em 1984. Ingressou na Petrobras em setembro de 1976 como Operador de Processamento na Unidade de Asfalto. Aposentou-se em 2002 como Coordenador da Unidade de Asfalto – UN-21.
Diretor Administrativo da Federação dos Clubes dos Empregados da Petrobras por quatro anos. (2017-2021). Ingressou na Associação dos Aposentados e Pensionista de Petroléo- ASTAPE, onde assumiu a Presidência do Conselho Deliberativo, periodo de 2022 a 2025. Ingressou no Sindicato dos Clubes da Bahia – SINDICLUBE, como Membro do Conselho Fiscal, periodo de 2022 a 2025. Ingressou no Clube dos Empregados da Petrobras, sendo Presidente por seis anos (2013-2018) e Diretor Administrativo por oito anos (2018-2026).

Dupla 66 - Ativos

​​​​​Nossa chapa lutará pela eleição direta de dois diretores da Petros pelos participantes e assistidos com o objetivo de restringir ingerência das patrocinadoras em nossa Fundação, ampliando a transparência, aprimorando os processos de controle e buscando a cobrança pela Petros da responsabilidade das patrocinadoras sobre os graves problemas que estamos vivendo hoje em nosso fundo de pensão.

Vinícius Camargo Pereira da Costa (Titular)
Vinícius Camargo é Administrador de Empresas na Petrobrás desde 2002. Formado na
Universidade de Brasília (UNB), pós-graduado em Gestão com ênfase em pessoas, na Fundação
Dom Cabral (PUC-MG), e em Gerenciamento de Projetos, na FIA-USP.
Desempenhou funções de Conselheiro Fiscal e de Administração em pequena instituição financeira, uma Cooperativa de Crédito de Trabalhadores. Trabalhou no RH Corporativo, com Benefícios, e no Gás e Energia, com gerenciamento e fiscalização de empreendimentos. Está em seu terceiro mandato no Sindipetro-RJ/FNP. Atua na Comunicação e Núcleo de Aposentados.
Rafael de Paula Prado Alvareli (Suplente)
Rafael Prado é Técnico de Operação na Petrobrás desde 2007. Advogado e Administrador de
Empresas pela Universidade Paulista (UNIP) e técnico em Eletroeletrônica.
De 2007 a 2016 integrou a Transferência e Estocagem na REVAP. Desde 2016 é dirigente no Sindipetro-SJC, primeiro foi Vice-Presidente e, desde 2017, é Presidente. Atua no administrativo/financeiro, na coordenação do jurídico e, na FNP, na comunicação.

Dupla 67 - Assistidos

  • Defesa intransigente contra o uso indevido/ruinoso dos ativos.
  • Busca de gestão transparente: informações claras/objetivas sobre a real situação dos planos.
  • Uso de meios necessários disponíveis: exigir dos órgãos fiscalizadores atuação isenta e rápida em defesa dos participantes ativos e assistidos.
Sergio Salgado (Titular)

Petrobrás: admissão - 20/1/1969 - Aposentado: 30/9/1993
3 mandatos sindicais no SindipetroLP
Conselheiro Fiscal suplente Petros: 2007/2011

GDP-coordenador - análise dos investimentos Petros resultando em ações judiciais (Ação Popular do Acordo de Níveis, Tutela de Urgência Inciso VIII do Artigo 48, Apresentação de Provas Acordo Sete Brasil)
Economista: Faculdade de Economia na Universidade Católica de Santos
Sócio de pequena empresa Tupinambá Serralheria Artística: 1977/83.

Oscar Angelo Scottá (Suplente)
Assistido da PETROS, 67 anos, residente em Alvorada/RS. Formado em Ciências em 1986. Admitido na REFAP em 1979 onde trabalhou 36 anos, na Manutenção, Planejamento e Programação de Paradas, Licitações e Fiscalização de Contratos, Consultor de PS/SAP pelo Projeto SINERGIA.
Exerceu Supervisão e Gerência Setorial do SEPROM/REFAP. Associado SINDIPETRO-RS, SINPREV, APAPE, NCP, AAPESP-RS e AMBEP. Ex-Conselheiro Fiscal Eleito PETROS, 2008/2012. Presidente do CEPE-Canoas 1993/2003. Filiado Sindipetro-RS desde 1979, exerceu Cargos de Gestão em diversos mandatos. Diretor Financeiro AAPESP-RS, afiliada da FENASPE. Coordenador Regional Grupos "Nosso Futuro".

Dupla 68 - Assistidos

  1. Defender a poupança dos assistidos no PPSP, votando em favor daquilo que lhes seja favorável.

  2. Negociar com os CD da PB votos em favor dos assistidos quando não danosos à PB; apoiar o princípio da transparência, parte da CF, das LC 108 e 109/01 e do RGB da Petros.

  3. Tentar reverter PEDs e perda de benefícios em favor dos assistidos.

  4. Atuar com denodo e lisura no cumprimento de suas funções.

Leonardo Gastão de Seixas Condurú (Titular)
Economista (1977), com especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial (1978), e em Economia Teórica e Aplicada (1980); com mestrado em Economia (1982/83).
Inicio de carreira em 1976, na FEEMA, atual INEA, onde exerceu vários cargos de chefia e assessoramento. Em 1996, transferiu-se, mediante concurso público (1994), para a PB Distribuidora, saindo em 2016, através de PIDV.  Na BR, trabalhou na GOF: na PROF; na Tesouraria, e depois na GEFINP.  Artigos publicados, na BR: O CUSTO DO CAPITAL, Revista CANAL BR, ano 10, nº 91, maio/2000; e A COMOÇÃO NACIONAL DA TAXA DE JUROS, Jornal dos Economistas, nº 179, junho/2004. Possui vários outros artigos grafados em livros de sua autoria: 1. TRINTA ANOS DE CONJUNTURA: Economia, Finanças, Política, Legislação: TEXTOS ESCOLHIDOS. Rio de Janeiro. RJ: Autografia, 2020; 352 p.; 2. A CONJUNTURA BRASILEIRA EM CENÁRIO DE CRISE ECONÔMICA GLOBAL: PERÍODO DE 2018 A 2021. TEXTOS ESCOLHIDOS. Rio de Janeiro. RJ: Autografia, 2022; 216 p.
Leonardo Luiz de Freitas (Suplente)
Foi admitido na Petrobras Distribuidora em 1986 no SETOF da base de Betim /Babet onde atuou na área financeira e contábil. Foi empregado por 35 anos, graduado em Economia e Direito, com experiência nas áreas Financeira, Contábil, Fiscal e Jurídica, Pós-graduado em Direito do Trabalho. 
Há mais de 18 anos é dirigente sindical, presidente do Sitramico-MG e da Fetramico – Federação Nacional dos trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo. É membro da Direção Sindical Nacional e Regional do Dieese.

Notícias

Confira as principais datas do processo eleitoral

Data Etapa
31/05 Aprovação do Regulamento Eleitoral pelo Conselho Deliberativo
13/06 Instalação da Comissão Eleitoral
16/06 Publicação do Edital de Convocação
21/06 a 05/07 Inscrição de candidatos
13/07 a 19/07 Pedidos de impugnação
24/07 a 28/07 Prazo para defesa dos impugnados
31/07 Reunião da Comissão Eleitoral - análise da defesa dos impugnados
31/07 Divulgação da listagem final dos candidatos
01/08 a 09/10 Período de campanha
25/09 a 09/10 Período de votação
02/10 a 06/10 Credenciamento de fiscais
09/10 Apuração dos votos e divulgação dos resultados
27/11 Assinatura do Termo de Posse dos Conselheiros Eleitos após habilitação pela Previc

 

Conheça a Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral é composta por oito membros titulares e oito suplentes, de forma paritária. Quatro titulares e seus respectivos suplentes foram indicados pelas quatro associações ou sindicatos com maior número de participantes ativos e assistidos filiados até 31/03/2023. Os outros quatro titulares e quatro suplentes foram indicados pela Petros. A constituição da Comissão foi aprovada pela Diretoria Executiva, com a finalidade de orientar e conduzir o processo eleitoral. Para entrar em contato com a Comissão Eleitoral, envie um e-mail para [email protected].

Representantes da Petros

Titulares Suplentes
Fellipe Müller Barboza Correia (Presidente) Paola Passeri Mangelli Martins
Maria de Fátima de Rezende G. Courtois Walter Prata dos Santos
Alessandra de Paula Gouvea Tatiana Gomes Ambrósio
Roberto Esteves Sixel de Oliveira Rosimeri Sabbad Carecho

 

Representantes de Associações e Sindicatos

Titulares Suplentes
Ney Serrão Vieira Jr - AMBEP Marlise Fany Lehner - AMBEP
Antonio Alves da Silva - SINDIPETRO-NF Andre de Lima Coutinho -SINDIPETRO-NF
Honaldo Antonio Fernandes Moreira - ASTAPE-BA Antonio Carlos de Oliveira - ASTAPE-BA
Guilherme Moreira da Silva - SINDIPETRO-RJ* Igor Mendes Ursine Krettli -SINDIPETRO-RJ*

 

* Membros incluídos após mudanças na composição da Comissão Eleitoral. Para saber mais, clique aqui.

Competências da Comissão Eleitoral

I. orientar e conduzir o processo eleitoral, atuando como órgão disciplinador e decisório, podendo, para tanto, baixar resoluções;

II. atuar como órgão fiscalizador para assegurar a legitimidade e a moralidade do processo eleitoral, a isonomia entre os candidatos e o cumprimento das normaseleitorais, deliberando inclusive sobre eventual pedido de Candidato quanto ao acompanhamento de todas as fases do processo eleitoral;

III. elaborar e cumprir o calendário, observados os prazos estabelecidos neste Regulamento para as diversas fases do processo eleitoral;

IV. preparar a documentação a ser utilizada no processo eleitoral;

V. proceder ao exame dos requisitos a serem observados pelos candidatos a Conselheiro, referidos no artigo 24 deste Regulamento, inclusive decidindo a respeito de eventuais impugnações e recursos contra impugnações;

VI. dar publicidade ao processo eleitoral, em todas as suas fases;

VII. promover a apuração geral dos votos;

VIII. credenciar, dentre os eleitores, os Fiscais indicados pelos Candidatos, para desempenharem a referida função, pautada no respeito pessoal, na ética e no bom senso;

IX. divulgar o resultado da eleição e encaminhar o nome dos eleitos à Diretoria Executiva para homologação e envio à Secretaria Executiva para providenciar a posse;

X. deliberar sobre os casos omissos no Regulamento Eleitoral.

O que é Conselho Deliberativo?

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de governança da Petros, responsável pela definição da política geral de administração da Fundação e de seus planos. Cabe a ele decidir sobre temas como política de investimentos, estatuto, regulamento de planos, planejamento estratégico e aprovação das demonstrações contábeis, entre outros.

Quem faz parte do Conselho?

O Conselho Deliberativo é composto por seis membros titulares e seus suplentes, sendo metade indicada por patrocinadoras, e a outra metade escolhida pelos participantes ativos e assistidos em eleição direta. A duração do mandato é de quatro anos, permitida uma recondução, que, no caso dos eleitos, se dá por nova eleição. Neste ano, estão em disputa as vagas ocupadas atualmente pelos conselheiros Norton Cardoso Almeida (titular) e Andre Luis Araujo Santana (suplente); e José Roberto Kaschel Vieira (titular) e Herval Candido de Souza Filho (suplente). Confira abaixo a configuração atual do Conselho Deliberativo.

Excepcionalmente no processo eleitoral 2023, para fins de adequação dos prazos constantes dos Artigos 24 e 32 e em atenção ao Artigo 57 do Estatuto Social da Petros aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC em 16/12/2022, os Conselheiros Deliberativos terão o mandato encerrado em 31/03/2027.

Indicados pelas patrocinadoras

Titulares Suplentes
Claudia Padilha de Araujo Gomes (presidente) Marco Aurélio da Cunha Monteiro Viana
Camillo Vianna Cantini Thomas Costa Spanger
Ricardo Rodriguez Besada Filho Telmo Medeiros Lopes 

 

Eleitos pelos participantes

Titulares Suplentes
Fernando de Castro Sá Luciano Maldonado Garcia
José Roberto Kaschel Vieira Herval Candido de Souza Filho
Norton Cardoso Almeida Andre Luis Araujo Santana

 

O que é Conselho Fiscal?

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Petros, responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira da Fundação. Cabe ao Conselho, entre outras funções, examinar os balancetes mensais e emitir pareceres sobre as demonstrações contábeis anuais, emitir relatório de controles internos, fiscalizar os atos dos administradores, acompanhar periodicamente o Programa de Investimentos da Petros e informar eventuais irregularidades, dentre outros.

Quem faz parte do Conselho?

O Conselho Fiscal é composto por quatro conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois indicados por patrocinadoras, e os outros dois eleitos pelos participantes ativos e assistidos em eleição direta. Os mandatos têm duração de quatro anos, sem possibilidade de reeleição. Neste ano, estão em disputa as vagas ocupadas atualmente pelo conselheiro Linaldo Coy de Barros (titular) e pela conselheira Tereza da Silva Soares (suplente). Confira abaixo a configuração atual do Conselho Fiscal.

Excepcionalmente no processo eleitoral 2023, para fins de adequação dos prazos constantes dos Artigos 24 e 32 e em atenção ao Artigo 57 do Estatuto Social da Petros aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC em 16/12/2022, os Conselheiros Fiscais eleitos terão o mandato encerrado em 31/03/2027.

Indicados pelas patrocinadoras

Titulares Suplentes
Hilder Soares Seixas Dylta Walsh de Oliveira Peres
Rafael Pessoa Delgado   Odilanei Morais dos Santos

 

Eleitos pelos participantes

Titulares Suplentes
Linaldo Coy de Barros (Presidente) Tereza da Silva Soares
Wander Marcelino Helio de Castro Domingues Filho

 

Seguindo a Resolução N° 23 da Previc, disponibilizamos aos participantes as “Declarações de Propósito”, que integram o processo de habilitação dos conselheiros eleitos junto ao órgão regulador. Os documentos foram publicados em 1/11/2023.

Conselho Fiscal
Silvio Sinedino Pinheiro e João Antonio de Moraes.

Conselho Deliberativo
Radiovaldo Costa Santos e Getulio Francisco da Cruz.
Vinícius Camargo Pereira da Costa e Rafael de Paula Prado Alvareli.
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