Ouvidoria

Nossa Ouvidoria recebe e trata com total independência, isenção e confidencialidade, manifestações do público interno e externo relacionadas a nossa atuação. Você pode registrar na Ouvidoria reclamações, sugestões, elogios e pedidos de esclarecimentos sobre nossas atividades. Nosso papel é buscar, em parceria com todas as áreas, soluções para as demandas, contribuindo para a melhoria dos processos internos, da transparência e das boas práticas de governança. Clique aqui e confira os termos de uso do serviço.

IMPORTANTE! Para uma primeira orientação ou solicitação de informação, procure nossos canais de relacionamento. A Ouvidoria deve ser procurada apenas após sua demanda ter sido registrada e tratada nos canais de relacionamento e, por algum motivo, a resposta não tiver sido satisfatória ou se não houve retorno dentro do prazo. Para acionar a Ouvidoria, é necessário ter em mãos o número de protocolo de seu atendimento prévio ou as respostas recebidas pelos canais de relacionamento.

  • Recebemos e tratamos manifestações, internas e externas, relacionadas à nossa atuação;

  • Conduzimos levantamentos preliminares para a adequada compreensão dos fatos apresentados, mas não realizamos investigações. Portanto, a qualidade das manifestações apresentadas à Ouvidoria determina as possibilidades de tratamento e sua adequada condução;
  • Encaminhamos as demandas para apuração e tratamento das áreas responsáveis, guardando a confidencialidade e o sigilo necessários conforme o caso;
  • Identificamos alternativas, quando cabíveis, para a solução das demandas;
  • Acompanhamos e informamos os andamentos das demandas e seus resultados;
  • Recomendamos ações para a melhoria da gestão e dos processos internos.
  • Não substituímos os canais de atendimento responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos de informações, como a Central de Relacionamento (0800 025 35 45  ou 21 3529-5550, para ligações de celular);

  • Não tratamos demandas sobre questões privadas nem pessoais sem relação com a nossa atuação;
  • Não modificamos normas internas nem decidimos pelas nossas áreas, mas apontamos oportunidades de melhorias conforme o caso;
  • Não tratamos manifestações com linguagem imprópria;
  • Não aplicamos punições ou sanções de nenhuma espécie e circunstância;
  • Não tratamos demandas que estejam na esfera judicial.

Cadastre sua manifestação

Para cadastrar sua manifestação junto à Ouvidoria, clique no botão abaixo. Se preferir, entre em contato pelo 0800 000 4292, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Consultar manifestação 

Se você já enviou sua demanda, acompanhe o andamento do processo, consultando o protocolo da manifestação. Se você ainda precisa enviar algum documento ou informação adicional, consulte a manifestação e, depois, clique em "Complementar" para encaminhar os esclarecimentos adicionais.