Seguro prestamista
Perguntas e respostas
O seguro prestamista segue as boas práticas do mercado e contribui para a sustentabilidade dos planos ao garantir o pagamento do saldo devedor do empréstimo em caso de falecimento do participante.
Os contratos firmados entre a Petros e seus participantes incorporavam a taxa de constituição do Fundo de Quitação por Morte. Essa taxa era a mesma para todos os participantes de cada plano, independentemente da faixa etária. Agora, com o seguro prestamista, a taxa varia de acordo com o risco de sinistralidade da faixa etária do participante. Quando mais jovem, mais barato.
Nossas projeções mostram que os participantes com até 65 anos tendem a pagar uma taxa menor com a entrada do seguro prestamista. Para conferir o seu caso específico, entre na Área do Participante, no Portal Petros, clique no ícone de ‘Empréstimo’, e faça uma simulação para conhecer as novas condições disponíveis do nosso empréstimo para você.
Importante lembrar que os participantes que não renovarem o contrato de empréstimo permanecem com as mesmas condições anteriormente vigentes em seus contratos.
A rentabilidade do plano não é penalizada com o seguro prestamista. Pelo contrário, contribui para a sustentabilidade dos planos, ao garantir o pagamento do saldo devedor do empréstimo em caso de falecimento do participante. O novo seguro prestamista traz economia para os participantes, sem impactar a rentabilidade dos planos.
Quando o prêmio anual do seguro calculado sobre o valor de empréstimo contratado for inferior à taxa atualmente cobrada para composição do FQM.
Nesse sentido, para participantes dos planos PPSPs e Ultrafértil de até 70 anos, a taxa do seguro prestamista é inferior a taxa do FQM, já para os participantes do Plano PP-2, a taxa é mais vantajosa até os 65 anos, entretanto, deve-se avaliar a duração do contrato e a idade do participante ao término do empréstimo.
Para conhecer a taxa do FQM praticada em seu atual contrato de empréstimo, entre na Área do Participante do Portal Petros e clique em Empréstimos > 2ª Via Declaração Empréstimo. Então, clique no número do contrato desejado e confira a taxa praticada do FQM do seu contrato.
O participante com contrato vigente deve acessar o portal da Petros e solicitar uma novação do contrato de empréstimo. Cabe destacar que somente contratos em situação regular poderão realizar novação. Contratos em situação de inadimplência ou com cobrança suspensa não poderão realizar a operação até sua regularização.
Não. Antes de renovar o contrato para adotar o seguro prestamista, o participante deve estar em dia com o pagamento das parcelas. Portanto, é preciso quitar previamente parcelas inadimplentes ou suspensas.
O nosso empréstimo os participantes já conhecem. A gente oferece vantagens que você não encontra em nenhum outro lugar:
- Taxas muito competitivas;
- Prazo de pagamento bem grande, que pode chegar a 10 anos;
- Desconto da parcela mensal diretamente no contracheque.
Saiba mais sobre no nosso Empréstimo na página de Empréstimo.
Para conferir o seu caso específico, entre na Área do Participante, no Portal Petros, clique no ícone de ‘Empréstimo’, e faça uma simulação para conhecer as novas condições disponíveis do nosso empréstimo para você.
Se você quer saber mais sobre o nosso empréstimo, acesse a página de ‘Empréstimo’ no Portal Petros. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo “Fale conosco”, pelo chat on-line, ou ligue para 0800 025 35 45, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.