Institucional

Petros é destaque no SIGA

Publicada em 04/10/2023
Da esquerda para a direita: Ricardo Pontes, presidente da Funcef; Henrique Jäger, presidente da Petros; Marina Quental, vice-presidente de Pessoal da Vale; Luiza Helena Trajano, presidenta do Conselho de Administração da Magazine Luiza; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Paula Goto, diretora de Planejamento da Previ e presidenta do Conselho de Administração da Tupy; e presidente da Previ, João Luiz Fukunaga

A Petros vem participando do Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar (SIGA), evento que reúne, até a próxima sexta-feira (6/10), as lideranças do setor, de mercado e órgão regulador para debater os desafios de implementação e promoção da agenda ASGI (termo que deriva de responsabilidade ambiental, social, governança e integridade), fundamental para o futuro das empresas.

Representando a Petros na abertura, ocorrida na terça-feira (3/10), o nosso diretor de Seguridade interino, Fred Schulz, ressaltou em sua fala a importância crescente de conciliar o desempenho econômico com a agenda ASG e o caráter social dos fundos de pensão por pagar aposentadoria a milhares de participantes. 

O diretor representou na abertura do seminário o nosso presidente, Henrique Jäger, que participava, no mesmo horário, de evento em comemoração aos 70 anos de criação da Petrobras, principal patrocinadora da Fundação.

Já nesta quarta-feira (4/10), o presidente da Petros moderou o painel “Reformas em andamento”, que analisou o ambiente das reformas políticas, econômicas e sociais em curso e possíveis impactos na sociedade. Durante o debate, os participantes trataram da perspectiva de investimentos no país e o papel que os fundos de pensão podem desempenhar nesse processo, considerando aspectos de sustentabilidade.

Para Henrique, a evolução da governança corporativa das fundações colocou as entidades bem-posicionadas para cumprir os desafios da agenda de sustentabilidade, considerando as políticas de riscos, as políticas de investimentos, o perfil e maturidade de cada plano. Ele reiterou que o desafio permanente das fundações é rentabilizar o patrimônio dos participantes para garantir o pagamento de aposentadoria no futuro.

Participaram do painel moderado pelo presidente da Petros o head de Sustentabilidade para a América Latina do UBS BB, Frédéric De Mariz; o sócio-gestor de Utilities da Perfin, Marcelo Sandri; a diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, Natália Dias; e o economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo. 

Outro destaque da programação desta quarta-feira foi o painel “Diversidade em ambientes de investimento”, que abordou como empresas e investidores podem colaborar para o fomento e a ocupação de pessoas diversas em posições de estratégia e liderança. O painel contou com a participação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; da presidenta do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; da vice-presidente de Pessoal da Vale, Marina Quental; e foi moderado pela diretora de Planejamento da Previ e presidenta do Conselho de Administração da Tupy, Paula Goto.

Realizado pela Previ, em parceria com a Petros, Fachesf, Funcef, Postalis e Valia, o SIGA conta ainda com a participação da Previc e da Anapar. 

Petros no SIGA

O SIGA será realizado até esta sexta-feira, presencialmente para convidados no Rio de Janeiro e com transmissão online para todos clicando aqui.

Confira a seguir as próximas participações da Petros.

5/10 – 14h30
Painel | "Novos caminhos e alternativas para os investimentos sustentáveis: Estratégias na busca por oportunidades de investimentos, no cenário de queda de juros", com participação de Henrique Jäger.

6/10 – 13h50
Painel | "Panorama e perspectivas sobre acordos judiciais envolvendo fundos de pensão", com participação de Alexandre Barenco.