Institucional

PPSP-R e PPSP-NR: entidades representativas divulgam agenda de reuniões para esclarecer dúvidas sobre trabalhos da Comissão Quadripartite

Publicada em 18/03/2025

As entidades representativas de participantes vêm realizando uma agenda de encontros em diversos estados do país sobre o andamento da Comissão Quadripartite, criada em 2024 para avançar na análise de viabilidade das alternativas e possíveis soluções para os planos de equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR, levantadas pelo Grupo de Trabalho paritário.

Para informar nossos participantes sobre a agenda em curso, compartilhamos o calendário divulgado pelas entidades dos encontros previstos para os meses de março e abril. O objetivo das reuniões é esclarecer dúvidas, fornecer atualizações sobre o andamento das negociações e discutir os próximos passos.

Assim como no GT paritário, constituído em 2023 e cujos trabalhos técnicos foram concluídos em maio de 2024, a Petros vem participando desde o início da Comissão Quadripartite, fornecendo suporte técnico e informações.

Além de representantes de diversas áreas da Petrobras e das entidades representativas dos participantes – Federação Única dos Petroleiros (FUP), Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) e Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros (Ambep) – fazem parte da Comissão Quadripartite a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador dos fundos de pensão, e a Secretaria de Controle de Empresas Estatais (Sest), que supervisiona a Petrobras.

Calendário de reuniões divulgado pelas entidades representativas

MARÇO


Sindipetro Unificado SP

Mauá: dia 18/3 (terça-feira) às 9h


Sindipetro Minas Gerais

Belo Horizonte: dia 19/3 (quarta-feira), às 14h


Sindipetro Bahia

Salvador: 22/3 (sábado), às 9h


Sindipetro Sergipe/Alagoas

Aracaju: 25/3 (terça-feira), às 9h

Maceió: 26/3 (quarta-feira), às 9h


Sindipetro Pernambuco/Paraíba

Recife: 28/3 (sexta-feira), às 9h


ABRIL


Sindipetro RN

Natal: 2/4 (quarta-feira), às 10h

Mossoró: 3/4 (quinta-feira), às 10h


Sindipetro Ceará/Piauí

Fortaleza: 4/4 (sexta-feira), às 9h


Sindipetro Amazonas

Manaus: 7/4 (segunda-feira), às 9h


Sindipetro Pará/Amazonas

Manaus: 7/4 (segunda-feira), às 15h

Belém: 9/4 (quarta-feira), às 9h

São Luís do Maranhão: 11/4 (sexta-feira), às 10h.


Sindipetro Paraná / Santa Catarina e Sindiquimica Paraná

São Mateus do Sul: 14/4 (segunda-feira), às 15h

Curtiba:15/4 (terça-feira), às 15h

Paranaguá:16/4 (quarta-feira), às 15h

Joinville: 17/4 (quinta-feira), às 15h


Sindipetro Espírito Santo

Vitória / São Mateus / Linhares: 23/4 (quarta-feira), às 9h


Sindipetro Rio Grande do Sul

Porto Alegre: 24/4 (quinta-feira), às 15h

Canoas: 25/4 (sexta-feira), às 17h

As reuniões estão sendo realizadas de forma presencial ou híbrida e contam com a participação de membros de entidades representativas de participantes (FNP, FUP, Conttmaf, Ambep e Fenaspe) e dos conselheiros da Petros eleitos pelos participantes.

A Petros vem acompanhando os trabalhos da Comissão Quadripartite e, tão logo haja evolução e definição nas discussões em curso, manteremos nossos participantes informados. Importante destacar que, qualquer que seja o encaminhamento a ser dado para esse tema pela Comissão Quadripartite, o processo ainda precisará passar por todos os órgãos de governança da Petros e da Petrobras, com ampla divulgação aos participantes e assistidos.