Institucional

Campanhas de solidariedade às vítimas do RS

Publicada em 07/05/2024

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul tem enfrentado um dos maiores desastres climáticos da sua história. Em solidariedade às vítimas no estado, a Petros, em conjunto com o condomínio Porto Brasilis, sede da Fundação no Centro do Rio, está promovendo uma campanha de arrecadação de água mineral. Entidades representativas de participantes e patrocinadores da Fundação também estão unidos em solidariedade e dando suporte às vítimas do RS.

O Sindipetro-RS, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), está recebendo doações, através da campanha “Petroleiros pela Vida”, que serão destinadas às vítimas no estado. A campanha arrecada doações e converte em cestas básicas, para distribuir para as comunidades próximas, além de roupas e material de higiene pessoal. O CEPE, localizado em frente à Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), em Canoas (RS), foi transformado em abrigo emergencial para milhares de pessoas. A entidade divulgou a Chave PIX da campanha: [email protected]. O Sindipetro-RJ reforçou com a campanha “Petroleiros Solidários”, disponibilizando o PIX [email protected]

A Petrobras anunciou doação de R$ 5,6 milhões para apoio à população de Canoas e Esteio. Os dois municípios, com decreto de emergência municipais publicados, estão localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo Canoas, a sede da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) e da Unidade Termelétrica Canoas, e Esteio, localizado na área de abrangência das operações da REFAP. O montante será destinado ao Movimento União BR, por meio do Instituto da Criança, uma organização sem fins lucrativos, para aquisição de itens de primeira necessidade. A empresa realiza, ainda, campanha de voluntariado para doações de itens de alimentação, limpeza e higiene às famílias atingidas.

E a Vibra Energia, em parceria com o Movimento União BR, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Aeronáutica, está dando suporte às vítimas. A companhia está doando combustível (querosene de aviação) para suportar o resgate pelas forças de segurança, além de 35 mil refeições e 1 mil kits de higiene e limpeza para os atingidos, e conta com revendedores, fornecedores e parceiros em todo o país para ajudar na causa humanitária.

As fortes chuvas que atingem o estado causaram mortes e destruição, deixando centenas de cidades debaixo de água e milhares de desabrigados, situação que levou o governo a decretar calamidade pública na região.

Atualizado em 10/5/24