Institucional

Fitch Ratings chancela qualidade da nossa gestão de investimentos

Publicada em 23/03/2022
Fitch Ratings chancela qualidade da nossa gestão de investimentos
Publicada em 23/03/22

A gestão de investimentos da Petros foi classificada como “forte” pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. A nota concedida à Fundação é a segunda mais alta da escala, com perspectiva de estabilidade, segundo a agência.

Na avaliação da Fitch, a Petros apresenta capacidade de investimento e características operacionais fortes em relação às suas estratégias de investimentos. Em seu relato, a agência destaca a ampla reestruturação promovida pela atual gestão para o fortalecimento da governança, transparência e melhoria de processos. Em linhas gerais, o rating evidencia a robusta estrutura de governança de investimentos da Fundação, processos e sistemas, qualificação e experiência dos executivos e profissionais, cultura de gestão de risco e compliance, além da relação com o principal patrocinador dos planos de benefícios.

A adoção do rating integra um amplo trabalho de fortalecimento da gestão de investimentos da Petros, que começou com a reestruturação e revisão de todos os processos da área pela McKinsey, consultoria renomada globalmente, objetivando alinhar as práticas da Fundação aos melhores padrões internacionais de governança e controle. Como parte desse trabalho de reestruturação, passamos a ter Comitês de Investimentos e de Riscos com membros externos independentes, selecionados no mercado, entre outras importantes iniciativas.

“Receber a chancela independente de uma das maiores agências de classificação de risco do mundo permite aferirmos todo o trabalho de reestruturação que realizamos na área de investimentos, e o resultado mostra que nossa gestão está no patamar das melhores gestoras de recursos do mercado, contribuindo para o negócio e para a reputação da empresa. Esse compromisso externo também nos desafia a buscar ainda mais excelência na gestão, implementando melhorias contínuas para elevar a qualidade de nossos processos. Além disso, um dos pontos mais importantes deste trabalho é o fato de que, a partir de agora, os participantes terão um indicador claro de acompanhamento da qualidade da gestão de investimentos, representando mais uma importante ferramenta de fortalecimento da transparência com os nossos participantes”, explica o presidente Bruno Dias.

A metodologia aplicada pela agência envolve uma análise completa da gestão de investimentos, baseada em cinco pilares: processo de investimento, recursos de investimento, gestão de riscos, companhia e atendimento aos clientes, e desempenho de investimento.

Recursos de investimento são classificados como excelentes

O pilar “recurso de investimento” foi o que mais se destacou na avaliação, recebendo a classificação “excelente”. A Fitch concluiu que a Petros possui uma estrutura organizacional robusta, bem-organizada e segmentada, com transparência nas responsabilidades e controles. A nota é um reconhecimento direto aos fluxos de trabalho e à qualificação e experiência dos profissionais que realizam a gestão de investimentos da Petros.

O relatório também destaca a cultura e estrutura de riscos, relatando que a Fundação conta com áreas completamente segregadas da equipe de investimento, além dos comitês regulares com dois membros independentes, gerando aumento dos controles. A Fitch aponta, ainda, os principais desafios da Petros, a exemplo do equilíbrio atuarial dos maiores planos de benefício definido.

O processo de avaliação conduzido pela Fitch é realizado por meio de um amplo levantamento de informações e documentação, reuniões, entrevistas e elaboração de relatório. A agência de classificação de risco fará o monitoramento do rating atribuído à Petros, verificando a evolução dos processos. Clique aqui e confira a classificação no site da Fitch.