Institucional

Marcelo Farinha é aprovado pelo Conselho Deliberativo para a Presidência da Petros

Publicada em 04/07/2025

O Conselho Deliberativo, instância máxima de governança da Petros, aprovou nesta sexta-feira, dia 4/7, o nome de Marcelo Farinha para assumir a Presidência da Fundação. Para ser empossado, o executivo ainda precisa ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O executivo foi escolhido após processo seletivo no mercado, realizado em conformidade com as normas de governança da Petros. O processo foi conduzido por uma Comissão Temporária, composta, de forma paritária, por dois membros do Conselho Deliberativo de representação da patrocinadora e dois membros eleitos de representação dos participantes. A Comissão contou, ainda, com o apoio de uma consultoria externa especializada em recrutamento de executivos no mercado.

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Marcelo Farinha tem mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Finanças pela FIA/Universidade de São Paulo. O executivo também possui certificações em governança: IBGC CCA (Conselheiro de Administração pelo IBGC) e ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social). Além disso, é certificado em mercado de capitais pela Anbima.

Marcelo Farinha tem ampla experiência em previdência complementar. Ao longo de sua trajetória profissional já foi diretor de Investimentos e Benefícios do Economus Instituto de Seguridade Social, e antes de ter seu nome aprovado para presidente da Petros, exercia o cargo de diretor de Administração e Finanças da Pouprev Fundação de Seguridade Social.

Além disso, o executivo foi presidente, diretor Administrativo, Financeiro, de Riscos e Controles e diretor Comercial na Brasilcap Capitalização. Marcelo ocupou, ainda,  o cargo de presidente da Federação Nacional das Empresas de Capitalização (Fenacap) e foi vice-presidente da CNSEG, entidade que atua no setor de seguros.

Marcelo Farinha possui também mais de 35 anos de carreira no conglomerado do Banco do Brasil, tendo atuado majoritariamente na área financeira, onde foi executivo. Marcelo reúne, ainda, ampla experiência em conselhos deliberativo e fiscal; e em comitês de auditoria, risco e investimentos.

Até a posse do novo presidente, Marco Aurelio Viana seguirá à frente da Petros como presidente interino, retomando, posteriormente, o comando da Diretoria de Seguridade. Manteremos todos os participantes informados sobre a posse de Marcelo Farinha.

Como parte do processo de habilitação junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), publicamos a declaração de propósito do executivo, conforme estabelece a Resolução nº 23/2023 da Previc.