Educação financeira e previdenciária

Na curva ou a mercado? Entenda as formas de marcação de títulos públicos

Publicada em 13/07/2023
Gráficos ilustrativos

Os títulos públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional, são um importante ativo do mercado, especialmente em cenários de alta na taxa de juros. Cada título público tem uma taxa de remuneração, que é a rentabilidade que vai ser paga ao investidor, e uma data de vencimento. Mas você sabia que o valor desses papéis pode ser contabilizado de duas maneiras: na curva ou a mercado?

Quando um título é marcado na curva, sua taxa de remuneração é definida no momento da compra e, dia após dia, vai subindo de valor, em uma linha contínua, até seu vencimento. Nessa data, o título pagará exatamente a rentabilidade contratada pelo investidor.

Já na marcação a mercado, o valor do título oscila diariamente, assim como ocorre com moedas, ouro e ações. Isso acontece porque a taxa de remuneração contratada pelo investidor pode ficar mais ou menos atraente, dependendo das condições do mercado, como juros, inflação e outros aspectos macroeconômicos.

Para conhecer melhor as diferenças entre os dois tipos de marcação, assista ao vídeo que produzimos para o nosso canal no YouTube.