Petros é destaque no primeiro dia do 45º Congresso da Abrapp
Petros é destaque no primeiro dia do 45º Congresso da Abrapp
A Petros foi destaque no primeiro dia do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, o maior evento do segmento em toda a América Latina, que teve início nesta quarta-feira (16), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com o tema “A Arte de Inovar”. Neste ano, tivemos a maior presença já registrada na história do congresso, com 19 profissionais em 13 diferentes painéis, incluindo toda Diretoria – evidenciando o nosso papel de referência e liderança no setor de previdência.
Nesta manhã, a Petros esteve representada em três palestras técnicas. A primeira, cujo tema foi “Mercado de Alternativos Privados e Programa de Investimentos”, teve moderação de Alexandre Miguel (diretor interino de Investimentos da Petros) e participação do Rafael Honório Bassani (sócio da Spectra Investments) e de Renato Abissamra Filho (sócio da Spectra Investments).
O painel explorou o universo dos ativos privados e alternativos, abordando as diversas classes de ativos, seu desenvolvimento, benefícios e as principais tendências. “Nossa governança dos investimentos passou por uma evolução significativa, dispondo de estruturas sólidas, o que fortalece o nosso processo decisório para basear nossas estratégicas de investimentos”, destacou Alexandre Miguel.
A segunda palestra, com a temática “Seguro Garantia - um debate necessário para Entidade Fechada de Previdência Complementar”, contou com a participação do nosso gerente executivo Jurídico, Alexandre Barenco, além de Fabio Juan Gobara (superintendente de Subscrição de Garantias da Fator Seguradora) e Vinícius Neves (consultor jurídico da Previ), com moderação da Michelle Antunes (cofundadora e diretora de Seguros Financeiros na REV Corretora).
“Utilizado na Petros desde 2015, o seguro garantia é uma ferramenta benéfica que aumenta a rentabilidade dos recursos colocados em juízo. É um instrumento mais vantajoso que o depósito judicial e contribui com a finalidade principal dos fundos de pensão, que é o pagamento de benefícios”, ressaltou Barenco.
Gerente executivo Jurídico da Petros, Alexandre Barenco, no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada
Já a terceira palestra “Toda Entidade Merece uma Ouvidoria” abordou o papel crucial das ouvidorias no relacionamento com público interno e externo. Nossa ouvidora Danielle Ventura foi uma das palestrantes, ao lado de Cyntia Ramos de Lima (ouvidora da Previ) e Mayara Seghetto Martins de Souza (analista de Experiência do Cliente da Visão Prev) e com moderação de Patrícia Motta Fagundes (ouvidora da Funcef).
“A ouvidoria da Petros é um dos pilares de governança e de integridade, com mais de 20 anos de atuação. Ouvir outras pessoas inspira boas práticas, processos de melhoria, inovação e nos ajuda a avançar na nossa agenda ASG”, frisou Danielle.
Ouvidora da Petros, Danielle Ventura, participando da palestra técnica “Toda Entidade Merece uma Ouvidoria”, no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada
Paralelamente, no espaço Boas Práticas, plataforma do evento dedicada ao compartilhamento de experiência entre o setor, a Petros também foi destaque apresentando quatro importantes cases: “Imunização de planos BD - Petros na vanguarda”, “Lançamento do Programa Petros Mais Perto de Você em 2023”, “Petros e o engajamento coletivo para fortalecer Agenda ASG” e “Petros: um ambiente que fortalece a profissionalização - de estagiários a executivos”.
Profissionais da Petros no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada
Já o Espaço UniAbrapp contou com as participações de Everaldo Guedes (Diretor-Presidente da PPS Portfolio Performance, Especialista UniAbrapp e membro independente do Comitê de Investimentos da Petros), e de Rafael Sampaio (especialista UniAbrapp), que debateram a "Gestão dos Investimentos nas EFPC".
Na quinta-feira, 17/10, participaremos de cinco painéis e, na sexta, 18/10, último dia do evento, de outros dois, incluindo um no palco principal com o nosso presidente Henrique Jäger, que vai falar sobre o futuro do ASGI (ambiental, social, governança e integridade), tema considerado estratégico na Fundação.
Confira a programação abaixo:
Oficial
18/10 – 10h20 | “O Futuro ASGI e o Papel do Investidor Institucional Brasileiro”, com palestrantes Henrique Jäger (presidente da Petros), Ricardo Pontes (presidente da Funcef), Cícero Dias (presidente da Funpresp-Exe) e Adacir Reis (advogado e presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia), com moderação de Vera Armando.
Técnica
17/10 – 9h | “Agetechs: Inovação e tecnologia para gerar conveniência e qualidade de vida para consumidores 60+", com moderação de João Marcelo Torres (diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia da Petros) e o palestrante Glauco Milhomem (Diretor de TI e Operações da Quanta Previdência e Especialista da UniAbrapp).
17/10 – 12h | “A nova longevidade e a reinvenção da aposentadoria”, com moderação de Marco Aurelio Viana, diretor de Seguridade da Petros, e palestrante Ricardo Neves (autor de consultor).
Espaço Boas Práticas
17/10 – 17h10 | “Petros fortalece gestão de riscos e governança”, com Átila Riggo (gerente executivo de Governança, Riscos e Compliance) e Michel Florêncio (gerente de Compliance).
17/10 – 17h25 | “Eficiência e Inovação: A transformação da Petros com auxílio do RPA”, com Luiz Henrique Ioti Rosado Ferreira (analista de Seguridade) e Alessandra de Paula Gouvêa (gerente de Cadastro).
18/10 – 10h45 | “Divulgação dos resultados atuariais detalhados para a governança”, com Vinicius Gonçalves (gerente de Atuária) e Marcelle Nascimento (analista atuarial).
Sessão de autógrafos do livro
17/10 – 15h30 | Os autores Frederico Schulz (gerente executivo Atuarial e de Desenvolvimento de Planos da Petros) e Rafael Porto de Almeida (sócio, fundador e consultor da Lumens Atuarial) fazem lançamento oficial e sessão de autógrafos do livro “Fundamentos e Práticas da Gestão Atuarial: Conceitos e Princípios Aplicados à Previdência”. Para mais informações sobre o livro, acesso o site www.gestaoatuarial.com.br.