Educação financeira e previdenciária

Recebeu um dinheiro extra? Veja como utilizá-lo de maneira inteligente

Publicada em 04/04/2024

Se você recebeu um dinheiro extra, seja por conta de aumento salarial, herança ou até mesmo restituição do Imposto de Renda, é importante saber como utilizá-lo para maximizar os ganhos e, com isso, contribuir para um futuro financeiro estável.

A seguir preparamos algumas dicas para ajudá-lo a usar o dinheiro com sabedoria. Confira:

Tenha uma reserva de emergência: Antes de tudo, considere alocar uma parte do seu dinheiro para montar ou reabastecer o seu fundo para emergências. Com ele, é possível cobrir despesas inesperadas, sem a necessidade de recorrer a empréstimos. 

Faça contribuição esporádicas no seu plano de previdência: se você faz parte de um plano de benefícios da modalidade CD ou CV, use parte dos valores para fazer contribuições esporádicas para o seu plano. Além de ser uma excelente maneira de aumentar os seus recursos para o momento da aposentadoria, com essas contribuições é possível aproveitar os benefícios fiscais, podendo deduzir até 12% da sua renda bruta anual tributável no imposto de renda.

Pague dívidas e/ou empréstimos: Se você tem dívidas com cartões de crédito, por exemplo, ou empréstimos, utilize parte do dinheiro recebido para quitar ou reduzir o saldo devedor e, com isso, economizar no longo prazo.

Invista na sua educação: Investir em si mesmo nunca é um desperdício. Use parte dos recursos para realizar cursos de capacitação ou treinamentos. Além de ajudar a ampliar seus conhecimentos e habilidades, auxilia você a ser mais valorizado no mercado de trabalho, facilitando processos de negociações de aumento salarial, por exemplo.

Lembre-se que o sucesso financeiro passa pelo planejamento e disciplina. Equilibrando o presente e o futuro, é possível utilizar o seu dinheiro para desfrutar do seu trabalho hoje, enquanto prepara um amanhã mais seguro.

Gostou das dicas? Para mais informações sobre educação financeira e previdenciária, clique aqui e navegue pela área especial no Portal Petros.