Segurança Digital: o que fazer em caso de roubo ou perda do seu celular
Segurança Digital: o que fazer em caso de roubo ou perda do seu celular
Nosso trabalho para fortalecer a segurança das suas informações e da nossa Fundação é contínuo. Para ajudar você nesse processo, reunimos abaixo algumas dicas sobre como agir em caso de roubo ou perda do seu celular.
Embora seja desagradável imaginar a possibilidade de ter o celular roubado ou perdido, é fundamental estar preparado para essa eventualidade. Além do impacto financeiro, a perda de um celular pode gerar grande estresse emocional. Contudo, a maior preocupação deve ser com a proteção de dados pessoais e sensíveis armazenados no dispositivo.
Para reduzir os riscos, é essencial adotar medidas preventivas. Confira as dicas a seguir:
- Utilize bloqueios de tela eficientes: camadas de proteção como PIN numérico e padrão desenhado na tela podem ser facilmente descobertas por um criminoso experiente. A maioria dos celulares vendidos atualmente no mercado possibilitam o uso de tecnologia biométrica, como a autenticação por reconhecimento facial ou por impressões digitais. E jamais deixe seu celular sem um bloqueio de tela.
- Proteja seus apps críticos com camadas de proteção adicionais: se um criminoso tiver acesso ao seu celular desbloqueado, a primeira coisa que ele tentará acessar são os aplicativos do seu banco. Para a sua sorte, quase todos já permitem (e alguns até mesmo obrigam) o uso de camadas adicionais de autenticação — incluindo a verificação biométrica. Lembre-se também de cadastrar senhas complexas para confirmar transações financeiras.
- Configure recursos e apps antifurto: os dois principais sistemas operacionais do mercado (Android e iOS) já oferecem recursos nativos que, se configurados, permitem que você bloqueie completamente o dispositivo caso ele seja roubado. Esteja por dentro das funcionalidades dessas ferramentas.
O que fazer caso aconteça?
Caso um incidente ocorra, é imprescindível que você saiba quais ações tomar. Em caso de roubo, siga os passos abaixo:
- Acesse a ferramenta do seu sistema operacional para bloquear o dispositivo definitivamente e apagar os seus dados.
- Se o celular estava desbloqueado no momento do roubo, entre em contato com a sua instituição bancária imediatamente para solicitar o bloqueio de qualquer transferência financeira.
- Acione a sua operadora de telefonia móvel e peça o bloqueio do seu chip, especialmente para prevenir que os criminosos usem o número para receber códigos de autenticação em dois fatores.
- Faça um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia virtual.
- Com o B.O em mãos, solicite o bloqueio do IMEI do seu celular.
- Troque as senhas de todos os aplicativos instalados no seu dispositivo.
Confira a seguir algumas outras dicas sobre como proteger os seus dados e garantir a segurança das suas informações: