A tecnologia é uma grande aliada em muitos aspectos da nossa vida. E, é claro, ela também pode desempenhar um papel fundamental no nosso planejamento financeiro.
Por meio dela é possível encontrar facilmente conteúdos educativos sobre tema, por meio de sites, e-books, blogs, podcasts, vídeos e outros; inscrever-se em cursos online, com o objetivo de se capacitar e obter conhecimento para tomada de decisões financeiras; e ter acesso a uma gama de ferramentas que facilitam o controle das finanças pessoais.
A seguir, conheça quatro aplicativos relacionados a finanças pessoais. Confira:
Wallet: disponível para sistemas Android e iOS, o aplicativo possibilita realizar o registro de despesas/ganhos e permite a conexão direta com diversas aplicações bancárias. Além disso, oferece orçamentos flexíveis de acordo com um objetivo específico (financiamento de casa, pagamento de empréstimos, compra de um carro, etc.), e gera gráficos e relatórios com linguagem simplificada e que podem ser compartilhados com outros usuários.
Monefy: com a missão de empoderar pessoas para que estejam no controle de suas vidas, fornecendo a elas consciência sobre suas finanças pessoais, o app também está disponível para aparelhos Android e iOS. Com ele é possível, fazer um controle de gastos diários, gastos mensais, organizar contas e muito mais. Além disso, ele permite o compartilhamento de dados entre diferentes dispositivos, funcionando como uma planilha de orçamento familiar, por exemplo.
Organizze: este é um dos apps mais conhecidos quando o assunto é planejamento financeiro. Ele está disponível para Android e iOS, e além de permitir lançar receitas e despesas categorizadas, como nos demais aplicativos citados, conta ainda com atualizações de contas bancárias e cartões de crédito, enviando alertas sobre os boletos que estão próximos do vencimento. Assim como os concorrentes, ele conta com relatórios e possibilidade de compartilhamento de informações com outros usuários.
Money Lover: o app ajuda os usuários a gerenciarem o seu orçamento e a controlarem as suas finanças. Disponível para aparelhos Android e iOS, ele tem funções que permitem criar orçamentos, organizar as despesas por categorias e enviar lembretes sobre vencimentos de faturas e boletos. Além de também permitir o compartilhamento da carteira com outros membros da família, ele possui como diferencial o "modo viagem", recurso que permite ao usuário selecionar a moeda do país em que está e anotar os gastos em dólar, euro ou outra moeda, convertendo os valores usando a taxa de câmbio mais atualizada.
Essas são apenas algumas opções de aplicativos que prometem ajudar você no seu planejamento financeiro. É importante sempre verificar as avaliações e ler os comentários disponíveis nas lojas de aplicativos para escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.
Curtiu as dicas? Para mais informações sobre educação financeira e previdenciária, clique aqui e navegue pela área especial no Portal Petros.