Esclarecimento sobre matéria de O Globo
Esclarecimento sobre matéria de O Globo
Seguindo nosso compromisso com os participantes, esclarecemos matéria publicada nesta quinta-feira, dia 19/12, na coluna da Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Diferentemente do que informa a matéria, não há nenhum debate nem decisão no Conselho Deliberativo (CD) da Fundação com o objetivo de restringir a atuação da Diretoria de Investimentos, em função da aprovação do nome do novo executivo para ocupar a liderança da área.
Decisões tomadas em reunião realizada no último dia 18/12 pelo Conselho Deliberativo, envolvendo governança dos investimentos, foram exclusivamente por ocasião da aprovação das Políticas de Investimentos, documento revisado e aprovado anualmente pelo Conselho Deliberativo da Fundação e que tem como objetivo orientar as estratégias para garantir o cumprimento das obrigações previdenciárias com os participantes.
O processo seletivo do novo diretor de Investimentos foi realizado em absoluta conformidade com o Estatuto Social da Petros, documento que pauta todo e qualquer normativo interno da Fundação. É importante reiterar também que todos os candidatos, sejam eles prospectados no mercado ou indicados pelas patrocinadoras dos planos de benefícios, concorrem em iguais condições, isto é, passam rigorosamente por todas as etapas do processo de seleção, como análise curricular, avaliação de competências e habilidades, entrevistas e verificação reputacional. Também conforme já divulgado aos participantes, em amplo comunicado informando como se deu o processo de seleção do novo diretor de Investimentos, a consulta às principais patrocinadoras está normatizada nos documentos da Petros, seguindo decisão do Conselho Deliberativo da Fundação.
Por fim, é importante reiterar que Gustavo Gazaneo, aprovado pelo CD para ser o novo diretor de Investimentos, possui mais de 25 anos de experiência profissional, com destaque para as áreas de finanças, administração pública e gestão de investimentos. Durante sua trajetória profissional, teve passagens pela Petros, onde foi gerente de Análise de Mercado, e pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), onde foi diretor Financeiro e de Relação com Investidores. Também atuou como gestor de Portfólio na Acqua Investimentos, foi conselheiro Fiscal do Sebrae Nacional e sócio e gestor de Renda fixa e Moedas da SLW Asset Management, além de Trader de Equity, Câmbio e Moedas da DC Corretora. Até ser aprovado pelo Conselho Deliberativo para diretor de Investimentos da Petros, Gustavo exercia a função de Superintendente de Planejamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), onde também atuou como diretor Financeiro, Investimentos e Controladoria. Gazaneo possui mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é mestrando em Administração Pública (FGV), com pós-graduação em Marketing Estratégico (FGV), e formado em Comunicação, além de ter Curso de Extensão em Marketing & Management pela Universidade da Califórnia.
Confira abaixo, na íntegra, o comunicado que a Petros já havia publicado aos participantes em 18/12, dando transparência às informações sobre o processo de seleção.