Governança

Petros cria Comitê Consultivo dos Planos de Benefícios (COMCOB)

Publicada em 12/02/2025

Com o objetivo de promover uma gestão mais participativa, a Petros instituiu o Comitê Consultivo dos Planos de Benefícios (COMCOB), novo colegiado que passa a fazer parte da estrutura de governança da Fundação de forma permanente. Criado com base nas melhores práticas de mercado, o novo comitê tem como propósito trazer mais transparência, por meio da atuação de participantes (ativos e assistidos) e representantes das patrocinadoras no acompanhamento da gestão dos planos administrados pela Fundação.

Juntos, os membros do novo comitê vão propor eventuais melhorias, que serão avaliadas tecnicamente pelos órgãos de governança, visando o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos planos. A iniciativa também faz parte do “Petros Mais Perto de Você”, programa criado para o fortalecimento da comunicação, transparência, relacionamento e aproximação com os participantes.

Inicialmente, o COMCOB será destinado aos planos PPSP-R, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR, PPSP-NR Pré-70, PP-2, PP-3, FlexPrev e Misto Sanasa.

Composição temporária até a eleição de participantes

O ingresso de participantes no comitê se dará por meio de processo eleitoral, previsto para ocorrer em agosto deste ano. Enquanto isso, o comitê vai operar, de forma excepcional, com uma formação temporária, sendo oito membros: dois profissionais da Petros e seis conselheiros deliberativos da Fundação, de representação dos participantes, indicados para um mandato curto, até a posse dos participantes eleitos em processo.

Durante as eleições, que serão amplamente divulgadas pela Petros, os participantes poderão votar e escolher os seus representantes no comitê. Ao todo, serão eleitas oito duplas (titular e suplente) - uma para cada um dos planos de benefícios contemplados pelo COMCOB, totalizando 16 membros.

Patrocinadoras também poderão indicar membros

Tanto na formação temporária como para a composição a partir das eleições, a maior patrocinadora de cada plano (em quantidade de participantes ativos e assistidos) poderá indicar membros, ou seja, um representante titular e um suplente.

Caso não haja interesse da patrocinadora em fazer a indicação, o COMCOB funcionará apenas com membros indicados pela Petros e com os representantes dos participantes.

Atribuições do COMCOB 

Os membros do comitê participarão de reuniões periódicas onde serão divulgados os resultados de investimentos, as avaliações atuariais, os custeios administrativos, além de possíveis alterações em regulamentos dos planos. 

Os integrantes terão a oportunidade de contribuir e participar em etapas de planejamento, propondo ações que promovam melhorias e que poderão ser implementadas após análise pelas instâncias de governança da Fundação. As atividades dos membros no colegiado não serão remuneradas.   

Para mais informações sobre o novo colegiado e para acessar o regimento interno na íntegra, acesse a área de comitês no Portal Petros, clicando aqui