Educação financeira e previdenciária

Como se organizar e enfrentar as despesas do início de ano

Publicada em 08/01/2024
Pessoa utilizando calculadora

O início do ano é marcado por renovações e metas, mas também é um período repleto de despesas que podem impactar o seu bolso. Para garantir uma boa saúde financeira, é fundamental organizar o orçamento e se preparar para os gastos que certamente irão surgir.

Dentre as principais despesas deste período, destacam-se o IPTU, o IPVA e os gastos com o licenciamento de veículos, que geralmente vencem nos primeiros meses do ano. No que diz respeito a eles, considere a viabilidade do pagamento à vista para aproveitar eventuais descontos e, caso opte pelo parcelamento, planeje as prestações de forma a não comprometer excessivamente o seu orçamento mensal.

Além dos tributos imobiliários e veiculares, quem tem filhos precisa considerar também as despesas escolares, como a compra de material e uniforme, por exemplo. Com relação a elas, o mais importante é mapear esses custos com antecedência, fazer pesquisas de preços e, se possível, organizar-se para realizar compras em conjunto com outros pais, aproveitando descontos e negociando melhores condições. Outro ponto importante é estar atento aos custos que envolvem os processos de matrículas e rematrículas em escolas ou cursos, evitando atrasos que possam gerar multas.

Por fim, fique atento também a outros gastos relevantes, como as faturas do cartão de crédito, que podem estar mais elevadas devido às compras e aos presentes das festas de fim de ano, e os boletos com as despesas mensais recorrentes, como contas de luz, água, gás e outros.

Lembre-se que com um bom planejamento é possível iniciar o ano com as contas em dia. Caso precise de auxílio, clique aqui e confira algumas ferramentas disponíveis em nosso Portal que ajudarão você a se organizar melhor financeiramente.

Para mais informações sobre educação financeira e previdenciária, clique aqui e navegue pela área especial no Portal Petros.