Serviços

IR 2024: última semana para fazer a declaração

Publicada em 24/05/2024

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 vai até 31/5. Caso ainda não tenha enviado as informações à Receita, lembre-se que seus informes anuais estão disponíveis no aplicativo e no Portal Petros.

Para acessar, basta clicar no botão “Informe anual para IR” no nosso aplicativo ou na Área do Participante do Portal Petros. Os informes também são encaminhados para o seu e-mail cadastrado aqui na Petros. Se você recebe pensão judicial ou não é mais participante, mas recebeu rendimentos pela Petros, seu Informe foi enviado ao e-mail cadastrado na Fundação e não será possível acessá-lo no Portal ou no aplicativo.

Tipos de informes enviado pela Petros

A Petros disponibiliza três tipos de informe: rendimentos, empréstimos e contribuições. O informe de rendimentos é para aqueles que receberam rendimentos pela Petros em 2023. O informe de empréstimos é para aqueles que tinham contrato de empréstimo ativo com a gente no ano passado. Já o informe de contribuições registra os pagamentos feitos por participantes ativos de planos instituídos. No caso de planos patrocinados, o informe de contribuições é enviado apenas a participantes autopatrocinados e remidos, e aos participantes ativos que fizeram contribuições esporádicas.
 
Tipo de informe Quem recebe
Rendimentos Aqueles que receberam rendimentos pela Petros em 2023 
Contribuições - Ativos de planos instituídos
- Autopatrocinados e remidos de planos patrocinados
- Ativos de planos patrocinado que fizeram contribuições esporádicas em 2023
Empréstimos Ativos e assistidos com contrato de empréstimo ativo em 2023

 

Importante: as contribuições mensais regulares para planos patrocinados são registradas no Informe de Rendimentos fornecido pela empresa patrocinadora. Por isso, nós não emitimos informe de contribuições para todos os participantes ativos.

Para a sua segurança, os informes enviados por e-mail são protegidos. Para aposentados e pensionistas, é preciso digitar matrícula e senha Petros ou CPF e a data de nascimento. Para quem recebe pensão judicial, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. Já os participantes ativos, ou aqueles que não são mais participantes, mas receberam rendimentos, precisam digitar os quatro primeiros números do CPF e o ano de nascimento.

Cabe destacar que os documentos são enviados exclusivamente para o e-mail cadastrado na Petros. Caso seja necessário o envio de uma segunda via por e-mail, faremos o encaminhamento apenas para o e-mail cadastrado. Nenhum tipo de informe será enviado para e-mail não cadastrado pelo titular aqui na Fundação.

Ajuste de declaração pré-preenchida
No caso de ativos que ainda não tenham enviado a declaração de ajuste anual e encontre alguma divergência no valor da contribuição Petros que consta na declaração pré-preenchida, basta editar o campo e informar o valor que consta no informe de rendimentos disponibilizado pelo seu empregador.

Para saber mais sobre os informativos, clique aqui e confira uma lista de perguntas e respostas que preparamos para você.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo "Fale conosco" ou pelo chat online, disponível no Portal Petros e no nosso aplicativo. Se preferir, ligue para a Central de Relacionamento - 0800 025 35 45 -, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.