Institucional

Petros aprimora governança de forma contínua

Publicada em 18/07/2024
  • Esse é o caminho que percorremos para assegurarmos uma gestão transparente, eficiente e responsável do patrimônio dos nossos participantes e assistidos

O fortalecimento da governança e da transparência é um dos eixos centrais da atual gestão da Petros. Com o objetivo de percorrer com segurança em meio a importantes desafios atuais e futuros, realizamos esforços de forma contínua para tornar ainda mais robusta a governança da Fundação, aprimorando processos e controles internos e de riscos. Esse é o caminho que percorremos para assegurarmos uma gestão transparente, eficiente e responsável do patrimônio dos nossos participantes e assistidos, frentes inegociáveis pela atual gestão da Petros, e que vêm colocando a Fundação na vanguarda, tornando-a referência no setor de previdência complementar.

Possuímos uma estrutura robusta de colegiados e comitês, regidos por normativos que seguem as melhores práticas do mercado, com reconhecimento de selos e certificações, e perseguimos o aprimoramento contínuo das nossas práticas. Contamos também com outras ferramentas de gestão, como o Manual de Alçadas e Competências, que define os limites de atuação de todas as áreas e suas competências, determinando os responsáveis por cada tomada de decisão em diferentes níveis hierárquicos. Além de dispormos de uma Política de Gestão de Riscos e Controles Internos, que estabelece os princípios que norteiam a estratégia de controle e o gerenciamento dos riscos aos quais estamos expostos.

Abaixo destaques do trabalho contínuo de fortalecimento da governança da Fundação:

Estrutura dos nossos colegiados

Órgão máximo da nossa governança, o Conselho Deliberativo é responsável pela aprovação da política geral de administração da Petros e de nossos planos. Também analisa e delibera temas como alteração de estatuto social e de regulamento dos planos, custeio administrativo dos planos, planejamento estratégico, programa orçamentário, políticas de investimentos, aplicação de recursos, nomeação e exoneração de membros da Diretoria Executiva, demonstrações contábeis, entre outras competências. É composto por seis membros titulares e seus suplentes, sendo metade indicada pelas patrocinadoras, conforme o estatuto, e a outra metade escolhida pelos participantes e assistidos em eleição direta.

Já o Conselho Fiscal, como o próprio nome diz, tem papel fiscalizador e é fundamental para os nossos controles internos. Entre outras funções, deve recomendar providências para melhoria da gestão, além de emitir parecer anual sobre as Demonstrações Contábeis, elaborar relatório semestral de controles internos e emitir manifestação sobre outras obrigações legais. Também pode requisitar à Diretoria Executiva a realização de inspeções e auditorias. É formado por quatro titulares e seus respectivos suplentes, dois indicados pelas patrocinadoras, conforme o estatuto, e dois eleitos pelos participantes ativos e assistidos. 

Contamos ainda com outras instâncias de assessoramento, como os oito comitês para apoiar o processo de tomada de decisão do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva. Essenciais para fortalecer a nossa governança, possuímos os comitês de Riscos; Investimentos; Auditoria; Seguridade; Integridade; Ética; Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação; Ativos Líquidos; e Ativos Ilíquidos.

Gestão de Riscos e Compliance

Temos áreas específicas e independentes, responsáveis por garantir a gestão dos riscos operacionais, de fraudes e corrupção, atuariais, financeiros e de mercado, como limites de exposição ou concentração em determinados ativos ou setores da economia. Nosso modelo de gestão de riscos é estruturado no conceito das três linhas, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA).

A Auditoria Interna forma a 3ª linha de gestão e é responsável por realizar trabalhos essenciais para monitoramento e prevenção de irregularidades e infrações, acompanhando, de forma independente, a governança e os controles internos, os riscos e o compliance.

A primeira linha de defesa compreende à atuação dos gestores e executores dos diversos processos na Petros, que, como responsáveis diretos por suas atividades e riscos associados, devem identificar, classificar, avaliar e implementar ações corretivas e preventivas para mitigação dos riscos.

Para tornar ainda mais robusta a nossa estrutura, criamos em 2023 a Gerência de Governança, Riscos e Compliance (GRC), que reuniu as três respectivas áreas de segunda linha, resultando em maior sinergia e uma análise mais ampla dos processos. Ainda que as atividades estejam agora sob uma única gerência executiva, as áreas possuem gerência setorial específica e autonomia para gerar informações.

E, chancelando os nossos processos de governança, renovamos em 2024 a certificação NBR ISO 31000:2018, que reconhece a aderência de nossas práticas aos padrões de excelência internacional em gestão de risco. A certificação foi conferida pela auditoria internacional TÜV NORD Group, uma das maiores organizações mundiais de inspeções, certificações e testes, representada pela TÜV NORD Brasil (BRTÜV).

Outra importante medida de governança recentemente implementada foi a revisão do Regimento Interno do Comitê de Investimento (Comin), com objetivo de atender o Relatório de Supervisão Permanente da Previc 2022, excluindo a participação do Diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia como membro, seguido pela inclusão da participação de um representante da Gerência de Governança, Riscos e Compliance na condição de membro não votante.

Gestão dos investimentos

A Petros tem uma sólida estrutura de governança de investimentos, composta por processos robustos e equipe qualificada e experiente, assim como controle rígido de gestão de risco e de compliance, garantindo prosseguimento ao padrão de qualidade que vem sendo imprimida na Fundação.

Os processos de investimentos começam com o chamado estudo de ALM, que consiste num método de análise conjunta da evolução dos ativos e dos passivos do plano com o objetivo de verificar a capacidade dos investimentos cumprirem com as obrigações. A realização desse estudo envolve diversas áreas da Petros, e traz informações como a composição da carteira de investimentos do plano, projeções macroeconômicas, avaliações sobre risco e retorno das classes de ativos, além de dados relacionados ao passivo do plano.

O estudo de ALM serve de suporte para a elaboração da Política de Investimentos, o documento que orienta, por um horizonte de cinco anos, as estratégias para a gestão dos ativos e a aplicação de recursos do plano. E, para manter essas estratégias sempre atualizadas, a Política de Investimentos é revisada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fundação a cada ano.

Após a aprovação da Política de Investimentos, as estratégias são colocadas em prática, no dia a dia, pela equipe responsável pela gestão das carteiras de ativos do plano. Contamos com um time de especialistas - gestores e analistas que acompanham diariamente o mercado financeiro e tomam decisões de alocação, sempre respeitando o perfil do plano e a Política de Investimentos. 

As alocações passam por uma série de critérios técnicos, rigorosas análises de mercado e de risco e, a depender da alçada, passam por amplo processo de aprovações das instâncias de governança: Comitê de Investimentos (Comin), Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

Com a robustez da nossa gestão de investimentos, concluímos em outubro do ano passado a estratégia de imunização de planos de benefício definido (BD), aproveitando o cenário de juros elevados, acima da meta atuarial dos planos, para adquirir títulos públicos federais, casando o fluxo de caixa desses papéis com os compromissos de pagamento a aposentados e pensionistas.  A imunização ofereceu mais segurança e previsibilidade de retorno aos planos, sendo a principal responsável pelo melhor retorno dos investimentos dos últimos quatro anos obtido em 2023. Ao todo, movimentamos mais de R$ 83,4 bilhões entre compra e vendas de títulos públicos, atingindo a meta de imunizar, na média, 82% das carteiras. 

Nosso compromisso com as melhores práticas foi reconhecido pelo mercado. A Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, considerou como “forte” a nossa gestão de investimentos. A agência reiterou que a Petros apresenta capacidade de investimento e características operacionais fortes em relação às suas estratégias. E destacou a robusta estrutura de governança de investimentos da Fundação, a qualificação e experiência dos profissionais e a cultura de gestão de risco e compliance.

Ética e integridade

Investimos cada vez mais em iniciativas para prevenir, detectar e corrigir qualquer desvio ético. Em 2023, criamos o Comitê de Integridade e o Comitê de Ética, que passaram a ser responsáveis pelos assuntos relacionados à alta gestão e aos demais empregados da Fundação, respectivamente. Uma das ações foi a remodelagem da governança do fluxo de tratamento de denúncias, seguindo as melhores práticas do mercado.

Neste ano, o Comitê de Ética foi ampliado, com a nomeação de novos integrantes. Com a nova estrutura, passou a incorporar os gestores das áreas de Governança, Riscos e Compliance e Jurídico da Petros, como membros dedicados, mantendo a ouvidora na coordenação. Também trouxe o gestor de Recursos Humanos e o gerente setorial de Compliance como suplentes.

Em outra frente, para promover um ambiente de trabalho saudável, lançamos o Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. Um compromisso da atual gestão, a iniciativa visa garantir aos nossos funcionários um ambiente de trabalho respeitoso, valorizando a igualdade e a diversidade na sua plenitude.

Recebemos a certificação Great Place To Work, iniciativa global que reconhece empresas consideradas excelentes lugares para se trabalhar em todo o mundo. E revelou o aumento significativo da satisfação com o nosso ambiente de trabalho. Nesta avaliação, alcançamos um índice de 83% de favorabilidade, cinco pontos percentuais acima dos 78% registrados no ano anterior.

Além da melhora de avaliação no GPTW, a Petros conquistou o Selo Abrapp de Engajamento, que incentiva o maior engajamento dos colaboradores para enfrentar os desafios atuais do setor de previdência complementar.

Ainda temos muitos desafios pela frente, que nos impulsionam na nossa jornada na direção de um futuro sustentável para a Petros. Seguiremos em frente, firmes, fortalecendo o nosso legado, com o objetivo de oferecer uma Fundação cada vez melhor para empregados, patrocinadores e participantes e assistidos.