Governança

Petros conquista certificado internacional por elevado padrão em Auditoria Interna

Publicada em 20/03/2023
Da esquerda para a direita: César Fucci, membro do Comitê de Auditoria; Augusto Cacais, coordenador de Auditoria Interna; Aline Rocha, gerente executiva de Auditoria Interna; Antonio Martiningo, coordenador do Comitê de Auditoria; e Evenilson Balzer, membro do Comitê de Auditoria
A nossa auditoria interna, área fundamental para o fortalecimento da governança da Petros, conquistou um importante reconhecimento nesta semana: o certificado Quality Assessment (QA), emitido pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), por intermédio do IIA Brasil. O certificado reconhece a aderência da área com elevados padrões internacionais de qualidade. Atualmente, apenas 31 empresas possuem essa certificação no Brasil, a exemplo da Petrobras. No segmento de previdência complementar fechada, a Petros é a segunda entidade a possuir essa cerificação.

A conquista é resultado do processo de reestruturação da nossa auditoria interna iniciado em 2020, que contou com a capacitação da equipe, aprimoramento dos processos e melhorias na metodologia de trabalho para adequação aos padrões internacionais do IIA. Desde então, a área atua com uma abordagem baseada em riscos e com foco em avaliar e melhorar a eficiência, eficácia, economicidade e efetividade dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos da Fundação.

“O processo de certificação contou com a dedicação e empenho do time de Auditoria, que associados ao apoio e incentivo dos colegiados da Fundação, sobretudo do Comitê de Auditoria, foram fundamentais para a conquista do Quality Assessment (QA)”, explica Aline Rocha, gerente executiva de Auditoria Interna. Para Antonio Martiningo, coordenador do Comitê de Auditoria, essa é uma demonstração da força da governança da Fundação, que gera ainda mais segurança para participantes, patrocinadores, reguladores e para o mercado como um todo.

A avaliação para obtenção da certificação consistiu em uma análise da aderência da auditoria interna às normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais), bem como a outros regulamentos que afetam a profissão, reforçando o compromisso da Petros com as melhores práticas de mercado e com o aperfeiçoamento contínuo da governança.