Petros divulga Relatório de Transparência Salarial por Gênero do primeiro semestre de 2025
Petros divulga Relatório de Transparência Salarial por Gênero do primeiro semestre de 2025
Como parte da nossa cultura de diversidade e inclusão, divulgamos o relatório de transparência salarial por gênero do primeiro semestre de 2025, em conformidade com a Lei de Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios. Decretada em julho de 2023, a legislação visa garantir a igualdade de remuneração entre mulheres e homens que desempenham funções equivalentes, combatendo a discriminação e assegurando salários justos para o mesmo trabalho.
Entre outras informações, o relatório mostra que os nossos indicadores de diferença de remuneração entre homens e mulheres na Fundação são melhores do que a média nacional. Clique aqui para acessar nosso relatório completo, com o detalhamento da análise por grade salarial, refletindo o cenário da remuneração de mulheres e homens que ocupam a mesma função na Petros, sem considerar critérios de avaliação de desempenho (produtividade e eficiência).
Assim como nos relatórios anteriores disponibilizados pelo governo, o Ministério do Trabalho e Emprego utilizou dados da Petros enviados para a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais 2024) para calcular as diferenças entre salários contratuais e médios da Fundação. Acesse aqui o relatório da Petros disponibilizado pelo governo. Nesse sentido, é importante destacar algumas informações sobre nosso plano de cargos e salários, conforme abaixo.
Contamos com um plano de cargos e salários norteado pelos princípios de equidade, meritocracia, gestão orçamentária e competitividade de mercado.
O nosso Plano de Cargos e Salários é elaborado a partir da metodologia de avaliação de cargos e funções, que leva em consideração o posicionamento por grade (nível funcional), conforme grau de responsabilidade e conteúdo funcional.
A Tabela Salarial utilizada pela Petros preza pelo equilíbrio interno, ou seja, a adequação dos valores propostos frente aos diferentes níveis de conhecimento e responsabilidades dos cargos. Além disso, proporciona uma evolução funcional por meritocracia, resultando na alteração de posicionamento da faixa salarial, e/ou por meio de promoção, alterando o grade do profissional.
A Petros segue empenhada em fortalecer a diversidade e a inclusão, garantindo um ambiente que valoriza a equidade e respeita as singularidades de cada pessoa.