Institucional

30% Club: Petros reforça campanha pela equidade de gênero nas empresas

Publicada em 20/05/2024
  • Nosso diretor de Investimentos, Paulo Werneck, passa a liderar Grupo de Investidores do movimento que visa alcançar 30% de participação feminina nos boards das empresas listadas no IBrX 100

 
A Petros reforçou a sua participação no 30% Club, movimento existente em 21 países, inclusive o Brasil, que visa gerar um melhor equilíbrio de gênero em posições de liderança nas empresas. Nosso diretor de Investimentos, Paulo Werneck, foi nomeado head do Grupo de Investidores 30% Club Brazil, passando a liderar as atividades para estimular as empresas a adotarem estratégias para promover a diversidade e a equidade de gênero na gestão executiva.
 
Iniciada no Reino Unido em 2010, a campanha internacional trabalha para que os conselhos de administração das grandes empresas listadas em Bolsa tenham maior participação feminina nos boards, com pelo menos 30% das cadeiras ocupadas por elas na tomada de decisão.
 
O movimento chegou ao Brasil em 2019, quando foi criado o 30% Club Brazil, formado por executivos com experiência em governança corporativa e na liderança de organizações de diferentes segmentos da economia. Como resultado desse trabalho, de 2020 a 2023, houve aumento significativo de mulheres nos boards, subindo de 12% para 20% o percentual de mulheres nos conselhos das companhias integrantes do IBrX 100 – indicador do desempenho médio dos 100 ativos mais negociados no mercado de ações brasileiro. O objetivo da campanha é alcançar a marca de 30% de representatividade feminina até 2026.
 
Seguindo nosso compromisso com um ambiente de trabalho igualitário, a Fundação tem se empenhado para promover uma cultura organizacional que valorize um ambiente que proporcione igual condições de ascensão profissional, com plano de cargos e salários norteado pelos princípios de equidade, gestão orçamentária e competitividade de mercado. Entre os cargos de liderança, 39% são ocupados por mulheres.
 
“Vamos difundir nossa cultura de diversidade e inclusão com o intuito de estimular e acelerar as ações das empresas para um melhor equilíbrio de gênero em todos os níveis das organizações. Temos convicção de que companhias que adotam as melhores práticas para promover um ambiente diverso são mais bem-sucedidas e proporcionam desempenho sustentável, perenidade e melhor relação risco-retorno”, destacou o diretor de Investimentos da Petros.
 
A campanha 30% Club Brazil conta também com Fellipe Müller, nosso gerente executivo de Planejamento e Inovação, no Comitê Diretor do grupo, estando à frente das ações voltadas à governança corporativa.