Governança

Conheça o processo de seleção de conselheiros de empresas investidas

Publicada em 05/09/2024

A Petros possui uma política específica para seleção de conselheiros em empresas investidas, algumas delas com participação relevante, que valoriza a experiência profissional e a indicação de especialistas de mercado. Como parte dessa diretriz, contamos com um banco de currículos de candidatos a conselheiros fiscais e de administração para participar de nossos processos de seleção para os assentos nos conselhos das companhias.

Os conselheiros independentes são avaliados e ranqueados a partir de rígidos critérios que avaliam formação acadêmica, trajetória corporativa, incluindo experiência profissional em cargos executivos, disponibilidade para dedicação à atividade e grau de conhecimento sobre o setor de atuação da empresa. Além disso, é exigida a conformidade dos candidatos com a Política de Conflitos de Interesses da Petros, que estabelece princípios para evitar situações relacionadas a potenciais conflitos de interesses que possam comprometer as atividades das companhias.

O objetivo é ter, nos conselhos, profissionais com especialização, experiência e independência, capazes de ter uma atuação eficaz para gerar valor para os investimentos. A medida esta alinhada às melhores práticas de mercado e faz parte do conjunto de normas internas que visam o fortalecimento contínuo da governança da Petros.

Para compor o banco de currículos de processos seletivos de conselheiros das empresas investidas, é preciso fazer o cadastro no Espaço do Conselheiro, localizado aqui no Portal Petros, e preencher as informações solicitadas. Quem já possui cadastro deve atualizar o currículo anualmente na página.