Esclarecimento de matéria do Valor Econômico sobre empréstimo
Esclarecimento de matéria do Valor Econômico sobre empréstimo
O jornal Valor Econômico publicou nesta quinta-feira (26/12) matéria sobre empréstimos concedidos por Entidades Fechadas de Previdência Complementar. A reportagem em questão destaca as vantagens do serviço oferecido pelas fundações aos seus participantes em comparação com outras instituições financeiras de concessão de crédito, como taxas de juros mais atrativas e maior prazo para pagamento. A matéria aborda, ainda, a responsabilidade das entidades para evitar o endividamento dos participantes, uma questão destacada por todos os fundos ouvidos na matéria e, também, ressaltada em uma declaração do nosso diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana.
Durante a entrevista ao jornalista, Marco Aurelio falou sobre as vantagens do empréstimo Petros frente a instituições financeiras, o espaço para crescimento e outras informações sobre o tema, mas, por opção editorial, a declaração utilizada pelo veículo deu espaço apenas ao cuidado na oferta do serviço, que precisa ser analisado com cautela pelos participantes.
Diante de alguns questionamentos de participantes, seguindo nosso compromisso com todos, reforçamos algumas informações importantes sobre o empréstimo da Petros tratadas na entrevista e que divulgamos regularmente.
- Por ser consignado, com desconto das parcelas no contracheque, a Petros oferece taxas mais atrativas que outras instituições financeiras do mercado, como bancos e corretoras, além de prazos mais longos para quitação.
- Como já conhecemos nosso participante, disponibilizamos o crédito rapidamente, sendo uma opção para participantes que estão em busca de crédito ou que queiram substituir dívidas mais caras.
- Em abril deste ano, o prazo para quitação do empréstimo foi ampliado de 120 meses para até 180 meses (15 anos), dependendo do plano e da idade do participante.
- A taxa de juros também foi reduzida, de 0,59% + IPCA para 0,45% + IPCA, com variações de acordo com o plano.
- O crédito está limitado ao valor acumulado na reserva líquida e ao teto estabelecido para cada plano, além de considerar a margem consignável e a idade do participante. Para os planos PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70, PP-2 e FlexPrev, o teto é de R$ 300 mil.
O empréstimo é um serviço oferecido para participantes dos planos PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70, PP-2, FlexPrev, Misto Sanasa, Ultrafértil, Arlanxeo, Nitriflex/Lanxess, IBPPrev Associados, PTAPrev. Para o PP-3, a concessão e a novação de empréstimos estão temporariamente suspensas para evitar o desenquadramento da carteira com a Política de Investimentos do plano, pois o volume alocado em empréstimos atingiu o limite máximo previsto.
A Petros conta com uma página específica sobre Empréstimo, onde os participantes podem encontrar todas as informações e tirar suas dúvidas sobre o serviço. Clique aqui para acessar.