Institucional

Novos conselheiros indicados pelas patrocinadoras tomam posse no CD

Publicada em 22/01/2024

Seguindo o previsto no Estatuto da Petros, informamos que Gustavo Dimitri (titular) e Alexandre Finamori (suplente) tomaram posse nesta quarta-feira (17/1) no Conselho Deliberativo da Petros, após serem habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Conforme comunicado aos participantes, os novos conselheiros foram indicados pelas patrocinadoras em razão do término do mandato dos conselheiros Camillo Vianna Cantini (titular) e Thomas Costa Spanger (suplente).

Com a posse, o advogado Gustavo Dimitri assume a presidência do Conselho Deliberativo da Petros, até então exercida pela conselheira Claudia Padilha de Araujo Gomes, que permanece no órgão deliberativo máximo da Fundação.

Formado em Direito pela PUC-Minas, Gustavo Dimitri é pós-graduado em Direitos Difusos e Coletivos e possui MBA em Gestão de Previdência Complementar pela UniAbrapp. Ele ingressou no Jurídico da Petrobras em 2005 e atuou nas áreas trabalhista e previdenciária. Atualmente é gerente de Benefícios e Previdência na patrocinadora. Na Fundação, Dimitri já atuou como conselheiro deliberativo entre os anos de 2013 e 2017.

Já a Alexandre Finamori é engenheiro mecânico e pós-graduado em Sindicalismo e Trabalho. Ingressou na Petrobras em 2006 e, atualmente, é coordenador de Articulação e Relacionamento na área do Gabinete da Presidência da Petrobras. Além disso, atuou como diretor de Comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) no período de agosto de 2017 a agosto de 2020. No Sindipetro/MG, atuou como diretor financeiro e administrativo e como coordenador geral no período de junho de 2017 até abril de 2023.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de governança da Petros, responsável pela aprovação da política geral de administração da Fundação e dos planos, deliberando sobre temas como alteração de estatuto social e de regulamento de planos, programa orçamentário e políticas de investimentos. 

De acordo com o Estatuto da Petros, cabe às patrocinadoras a indicação de seis representantes para o Conselho Deliberativo, sendo três titulares e três suplentes. Os outros seis representantes do colegiado, três titulares e três suplentes, são eleitos pelos participantes.

Mensagens dos conselheiros em encerramento de mandato

Camillo Vianna Cantini (titular) e Thomas Costa Spanger (suplente)

Depois de três anos de contribuições e trabalhos tanto no Conselho Deliberativo quanto no Comitê de Investimentos, nos despedimos do colegiado. Gostaríamos de agradecer o apoio dos nossos pares e de todos os profissionais da Petros e dos comitês que se empenharam em nos ajudar nessa jornada de evolução e aprimoramento da Petros. Foi um período de desafios no contexto externo, melhorias nos processos dentro da Fundação, muitos debates construtivos e foco na melhoria da Fundação para o participante. Sabemos das grandes expectativas que os participantes têm na nossa Fundação e buscamos sempre corresponder da melhor maneira possível, tendo a convicção que contribuímos para deixar a Petros ainda mais forte. Desejamos muita sorte e sucessos aos colegas que vão nos suceder e continuaremos como participantes na expectativa de que a Petros cada vez melhore mais!