Petros recebe encontro da Comunidade Internacional de Ouvidoria
Petros recebe encontro da Comunidade Internacional de Ouvidoria
A Petros foi a anfitriã da 200ª Reunião da Comunidade Internacional de Ouvidoria/Ombudsman, realizado quinta-feira (7/8), no auditório da Transpetro, no 3º andar do edifício-sede. Promovido pela ABRAREC - Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, o encontro celebrou também 20 anos desde a primeira reunião com profissionais de Ouvidoria do Brasil e do mundo.
Nosso presidente, Marcelo Farinha, participou da abertura do evento, destacando a importância do papel da Ouvidoria para o fortalecimento do ambiente organizacional. “A Ouvidoria exerce um papel crucial como um canal seguro, acolhedor e confiável, onde a escuta respeitosa dá lugar à ação responsável. Por isso, encontros como este, que promovem o debate prático e reflexível sobre o papel das ouvidorias na consolidação dos pilares da integridade, da justiça e do respeito, são tão fundamentais. Ouvir é um ato de coragem, acolher é um gesto de humanidade e transformar a escuta em ação é o que move as organizações”, disse Farinha, em seu primeiro evento desde que assumiu a Presidência da Fundação, no dia 1/8.
O encontro foi conduzido por Lucia Farias, vice-presidente da ABRAREC, e contou com abertura de Vitor Andrade, presidente da associação. A programação incluiu apresentações de Ricardo Wagner, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, e da nossa ouvidora, Gisele Garuzi, além da palestra de Nilson Perissé, especialista em Gestão de Ouvidorias, com o tema “Integridade em Direitos Humanos: Desafios da Cidadania Organizacional”.
Para encerrar o evento, nossa ouvidora e outras representantes de ouvidorias debateram sobre convergências e especificidades das Ouvidorias Públicas e Privadas. No painel, mediado por José Eduardo Elias Romão (Ipea), Gizele Garuzi e as ouvidoras convidadas – Maria Helena Darcy (Icatu Seguros), Vanessa Cruz (Prudential) e Aline Velozo (Susep) – compartilharam experiências e boas práticas, reforçando o papel das ouvidorias na promoção de transparência, confiança e melhoria contínua.