Investimentos

PP-2: patrimônio ultrapassa R$ 40 bilhões e mantém sólida trajetória de crescimento 

Publicada em 27/07/2023

Lançado em 2007, fruto de uma ampla negociação entre representantes dos participantes e a patrocinadora, com o apoio de especialistas da Petros, o PP-2 mantém sua sólida trajetória de crescimento. No fechamento de junho, por exemplo, o plano ultrapassou a expressiva marca de R$ 40 bilhões em patrimônio, sendo o maior plano na modalidade de contribuição variável (CV) do país, segundo ranking da Abrapp.

O PP-2 conta com nove patrocinadoras e oferece aos participantes, desde o início do vínculo com o plano, 100% de retorno, já que a patrocinadora deposita mensalmente o mesmo valor aportado pelo participante em contribuição regular. Além da renda complementar, o plano oferece aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Também protege os familiares dos participantes, com o pagamento de pecúlio e pensão por morte para os beneficiários.

Plano jovem, em fase de acumulação, o PP-2 recebe grande volume de contribuições dos participantes e registra desembolsos proporcionalmente menores para pagamento de benefícios. Quando olhamos o número de participantes, o PP-2 totaliza 41.311 ativos e 6.922 aposentados e pensionistas. 

Temos um compromisso com o fortalecimento do plano e a gestão mais adequada da sua carteira de investimentos. Como divulgamos aos participantes, o PP-2 encerrou o primeiro semestre com rentabilidade de 7,8%, desempenho superior à média dos planos da modalidade de contribuição variável do setor, que apresentaram rentabilidade de 6,1%, segundo dados da consultoria Aditus. O resultado ficou acima da meta atuarial do plano, de 5,3% para o primeiro semestre.


 

Longo prazo 

Na análise de longo prazo, horizonte com o qual os fundos de pensão devem ser observados, a rentabilidade atingiu 60,9% nos últimos 60 meses, enquanto o retorno do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), seu principal referencial de mercado, foi de 40,4% no mesmo intervalo de tempo. Portanto, uma diferença de mais de 20 pontos percentuais.

Empréstimo mais barato

Outra novidade recente que impactou positivamente os participantes do PP-2 foi a adoção do seguro prestamista, que possibilitou a redução do custo efetivo total do nosso empréstimo sem impactar a rentabilidade do plano. O seguro prestamista garante a quitação do saldo devedor do empréstimo em caso de falecimento do participante. Ele substitui a taxa do Fundo de Quitação por Morte (FQM), que era a mesma para todos os participantes, independentemente da faixa etária. Agora, com o seguro prestamista, a taxa varia de acordo com o risco de sinistralidade da faixa etária do participante, ou seja, quanto mais jovem, mais barata será a taxa do seguro. Para conferir a novidade, basta acessar a Área do Participante, no Portal Petros, clicar no ícone de ‘Empréstimo’, e fazer uma simulação para conhecer as novas condições disponíveis.