Institucional

Seminário "Previc 15 anos": Petros participa de debate sobre fomento da Previdência Complementar

Publicada em 13/03/2024
Da esquerda para direita: Adacir Reis, consultor e ex-secretário de Previdência Complementar; Henrique Jäger, presidente da Petros; Paulo Roberto dos Santos Pinto, secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social; e Alcinei Rodrigues, diretor de Normas da Previc

A Petros marcou presença no Seminário “Previc 15 anos”, nesta quarta-feira (13/3), em Brasília, contribuindo para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável do setor. Nosso presidente Henrique Jäger participou do primeiro painel “O fomento da Previdência Complementar no Brasil”, que tratou dos potenciais para o crescimento do Regime de Previdência Complementar Fechado.

A necessidade da diversificação dos investimentos para alcançar a meta atuarial dos planos, observando oportunidades em infraestrutura e um olhar na agenda ESG (ambiental, social e de governança), além da segurança jurídica, foi um dos temas em debate, em linha com a visão de longo prazo dos fundos de pensão e a sustentabilidade e perenidade dos negócios.

“Como grande investidor institucional, a Petros analisa todas as oportunidades de investimentos com o objetivo de diversificar sua carteira e buscar o objetivo de retorno. Sem essa diversificação e, considerando o cenário de queda de juros, não será possível bater a meta atuarial. Também temos que ser mais agressivos no tema ESG”.

A Petros está constantemente intensificando a observância dos critérios ESG na gestão da carteira proprietária e nas empresas nas quais investe. Trabalhamos com um rating de avaliação e classificação que incorpora indicadores de sustentabilidade na avaliação econômico-financeira dos investimentos. E, na gestão terceirizada dos recursos, buscamos selecionar gestores que consideram os temas ESG de forma central em seus processos de investimentos, principalmente em fundos de ações e investimento no exterior.

Com moderação do diretor de Normas da Previc, Alcinei Rodrigues, o painel contou também com Paulo Roberto dos Santos Pinto, secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social; Carolina Felix, diretora para América Latina e Caribe da Novaster Consultoria em Pensões e Longevidade; e Adacir Reis, consultor e ex-secretário de Previdência Complementar.

Durante o painel, Henrique destacou também a importância da atuação da Previc no sistema e o esforço da atual gestão para modernização do arcabouço que vem fortalecendo a previdência complementar no Brasil.

O evento em comemoração aos 15 anos da Previc teve o apoio da Abrapp e reuniu, ainda, representantes do governo, incluindo ministros e secretários, além das principais associações e maiores Entidades Fechadas de Previdência Complementar do país.