Fitch chancela nossa qualidade da gestão de investimentos e destaca fortalecimento da agenda ASG na Fundação
Fitch chancela nossa qualidade da gestão de investimentos e destaca fortalecimento da agenda ASG
A gestão de investimentos da Petros foi classificada, pelo terceiro ano consecutivo, como “forte” pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. A nota concedida é a segunda mais alta da escala de avaliação, com perspectiva de estabilidade, segundo a agência.
Na sua avaliação, a Fitch chamou atenção para os bons resultados dos investimentos da Petros em 2023, que contribuíram para a melhora do equilíbrio atuarial dos planos. Segundo a agência, a estratégia de imunização dos planos de benefício definido, concluída no ano passado, reduziu o risco das carteiras e deverá beneficiar os resultados dos próximos anos.
Além do desempenho dos investimentos, a Fitch Ratings destacou no relatório o fortalecimento dos padrões ASG (sigla para ambiental, social e de governança) da Petros sob o comando do presidente Henrique Jäger, assim como a manutenção das estratégias da Fundação. A agência afirma que o fortalecimento da agenda ASG é positiva para a sustentabilidade da instituição.
Ao longo de 2023, realizamos um processo de mapeamento que reuniu, até o momento, 72 ações ASG já existentes ou em implementação em nossos processos operacionais dentro da Petros. Além disso, recentemente, a Petros tornou-se signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores em parceria com a ONU em prol do desenvolvimento sustentável.
Robusta estrutura de governança e profissionais qualificados
A Fitch reiterou que a Petros apresenta capacidade de investimento e características operacionais fortes em relação às suas estratégias de investimentos. Também afirmou que contamos com robusta estrutura de governança de investimentos, profissionais qualificados e experientes, assim como controle rígido de gestão de risco e de compliance.
Para atribuir uma nota de qualidade de gestão dos investimentos, a agência de classificação de riscos considerou cinco pilares de avaliação, sendo os três primeiros com nota máxima: recursos de investimento (“excelente”); gestão de riscos (“excelente”); desempenho de investimento (“consistente”); processo de investimento (“forte”); e companhia e atendimento aos clientes (“forte”).
No pilar de “recurso de investimento”, que recebeu nota máxima, a Fitch reiterou que a Fundação conta com estrutura organizacional “robusta, bem-organizada e segmentada, com transparência nas responsabilidades e controles”. A agência reforça que o processo de recomposição da Diretoria Executiva iniciada no ano passado não afetou a estratégia e a continuidade dos negócios da Fundação.
A classificação “excelente” da nossa “gestão de riscos” reflete, entre outros fatores, a estrutura das áreas de Riscos, Controles Internos, Compliance e Auditoria Interna segregadas da equipe de investimentos. A Petros possui ainda sólida cultura de risco e comitês regulares, com membros independentes. Essa estrutura teve importantes avanços, com a revisão de metodologias e procedimentos, fortalecendo ainda mais a nossa governança e a blindagem da Fundação.
Como desafios, a Fitch aponta a manutenção da melhoria do equilíbrio atuarial dos planos de benefício definidos, assim como a retenção de executivos e profissionais qualificados, além da consolidação da cultura de compliance e risco operacional.
Para fazer essa avaliação, a Fitch realiza um amplo levantamento de informações e documentação, reuniões, entrevistas e elaboração de relatório. A agência de classificação de risco seguirá monitorando o rating atribuído à Petros, verificando a evolução dos processos. Clique aqui e confira a classificação no site da Fitch.