ConteÚdos especiais

Eleições 2025 para CD e CF

Neste ano, os participantes vão eleger novos representantes para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal. São três duplas concorrendo a uma vaga, com titular e suplente, para o Conselho Deliberativo; e duas duplas na disputad por uma vaga, também com titular e suplente, para o Conselho Fiscal. A votação será entre 19/5 e 2/6.

Conheça os candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal

O período de campanha das Eleições Petros 2025 começou no dia 3/4, com a divulgação oficial das duplas candidatas. Neste ano, três duplas concorrem a uma vaga, com titular e suplente, para o Conselho Deliberativo; e duas duplas estão na disputa por um vaga, também com titular e suplente, para o Conselho Fiscal. Confira abaixo os currículos e as plataformas das duplas candidatas.

Dupla 51 - Adaedson e Ana Paula

Nossa chapa luta pelos os participantes e assistidos dos planos administrados pela Petros pelo fim dos equacionamentos e eleição direta de dois diretores com o objetivo de restringir ingerência das patrocinadoras, ampliando a transparência para possibilitar a fiscalização e acompanhamento da gestão da Petros, aprimorar os processos de controle e cobrar a responsabilidade das patrocinadoras sobre os problemas que impactaram os planos.
Adaedson - titular
ADAEDSON BEZERRA DA COSTA - [email protected], formado Direito pela Universidade Unimonte e Pós graduação Lato Sensu em Direito e Processo do Trabalho
Faculdade Damásio com formação tecnica: Eletromecânica, Eletrônica, Tecnico de operação (Senai).
Exerceu atividade como gerente de rede restaurante, representante comercial e atuou em escritório proprio de advocacia civil, previdenciário e trabalhista, atualmente técnico de operação em hidro tratamento pela Petrobras - RPBC, participou e acompanhou implatanção de projetos da unidade recuperação de enxofre URE3 e UTGR – RPBC e coordenou o Sindipetro Litoral Paulista 2015 a 2021, atua na secretaria geral da Federação Nacional dos Petroleiros desde 2016 e na Vice Presidência do Clube Cepe 2004 de Santos desde 2021, bem como na coordenação do jurídico do Sindipetro LP desde 2018, sempre incansável e comprometido na busca de soluções.
Ana Paula - suplente
Ana Paula Faria Baião – [email protected], formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalha como Assistente Social na Petrobras desde 2006, atuando nos atendimentos aos empregados, nos processos de assessoria e consultoria em relações sociais do trabalho, na coordenação do Programa de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas.
Atuação como gerente de contratos Atuou no Conselho Fiscal do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região) de 2020 a 2022, atua na Federação Nacional dos Petroleiros desde 2024 e bem como na Diretoria do Sindipetro RJ desde 2024.

Dupla 52 - Antonio Alberto Moreira de Azevedo e Tiago Faria Rocha

Focaremos na inovação e eficiência operacional, aprimorando processos e adotando tecnologias para fortalecer a sustentabilidade dos planos de benefícios. Promoveremos estratégias inovadoras de gestão de riscos, investimentos e compliance, garantindo decisões ágeis e eficazes. Buscaremos continuamente a excelência para alcançar os objetivos da Fundação.
Antonio Alberto Moreira de Azevedo - titular
Antonio Alberto Moreira de Azevedo é engenheiro eletrônico e possui vasta experiência em gestão de projetos, sistemas submarinos e telecomunicações. Atualmente, atua na Petrobras, liderando iniciativas como o Projeto Integração 4.0 e contratos relacionados à engenharia submarina.
Possui mestrado em Inteligência Computacional pela COPPE/UFRJ, MBA em Gestão de Projetos pela FIA/Universidade Petrobras e graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UFPB. Sua trajetória inclui cargos de liderança em telecomunicações, gestão de contratos e projetos estratégicos, além de experiência como sócio-administrador na Revetel Telecomunicações.
Também foi gerente técnico na Televisão Atalaia e ocupou posições no CREASE. É fluente em português e possui inglês avançado. Participou de diversos cursos e seminários, destacando-se em áreas como gerenciamento de projetos, liderança e geopolítica do petróleo.
Tiago Faria Rocha - suplente
Tiago Faria Rocha é engenheiro aeronáutico de formação (Universidade de São Paulo, 2008-2013), tendo trabalhado, desde o fim de sua graduação, na Petrobras. Com 11 anos de experiência na companhia, atuou em diversas áreas distintas: reservatórios (1 ano), segurança e competência em aviação (5 anos) e, atualmente, engenharia submarina (4 anos), além de um ano de curso de formação em engenharia de petróleo.
Ao longo de sua carreira, atuou em diversos projetos e iniciativas desafiadoras, envolvendo-se em auditorias e contratações nacionais e internacionais (Brasil, Bolívia e Colômbia), investigações de acidente e gerenciamento de projetos de descomissionamento, além da fiscalização e gerenciamento de contratos. Possui diversos cursos e especializações (mestrado em logística pela PUC-Rio, certificação em Ciência de Dados pela FVG, six sigma yellow belt pela Universidade Técnica de Munique, análise de fluxo de caixa descontado pela Universidade de Columbia, além de cursos nas áreas de auditoria, gestão de projetos e auditoria ministrados pela própria Petrobras). Por fim, desde 2022, foi gerente interino na área de Engenharia Submarina em diversas ocasiões. 

Dupla 53 - Fernando Sá e Fernanda Gurjão

TODOS PELO PRESENTE E FUTURO DA PETROS!!!
UNIR COMPETÊNCIAS TÉCNICAS para seguir lutando pelos DIREITOS e pela DIGNIDADE (ganhos e benefícios justos) dos participantes de forma independente, transparente e íntegra, com a RENOVAÇÃO e a REPRESENTATIVIDADE necessárias para transformar o LEGADO do presente em um FUTURO SUSTENTÁVEL, pautado por RESULTADOS de boa governança, economicidade e investimentos rentáveis, livres de ingerência política.
Fernando Sá - titular
Fernando de Castro Sá, advogado com vivência nas áreas Jurídica e de Administração de
Empresas. 37 anos de experiência (31 na Petrobras - 20 anos na área gerencial).
Conselheiro de Administração em empresas petroquímicas. Conhecimentos nas áreas jurídica, bancária, industrial, tecnológica e comercial, e gerenciamento, “coaching”, treinamento, negociação e desenvolvimento de equipes e negócios.
Facilidade com idiomas e relacionamento com entes estrangeiros. Atuação na área educacional corporativa e acadêmica, e ainda professor/palestrante convidado em eventos nacionais e internacionais, no país e exterior. Vice-coordenador da Comissão de Gerenciamento de Produtos Químicos da ABIQUIM. Conselheiro eleito da PETROS (2021/2025).
Fernanda Gurjão - suplente
Bacharel e Mestre em Administração pela FGV, atua na Petrobras desde janeiro de 2012, e possui destacada experiência em auditoria interna, gerenciamento de risco, governança e compliance, com certificações internacionais como CIA e CRMA, sendo membro do The Institute of Internal Auditors e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Foi auditora das áreas de E&P, Parcerias Operacionais, DP&T e Internacional, no Brasil e no exterior, exercendo, entre 2021 e 2024, a função de Titular de Auditoria Interna da PB-LOG, onde assessorou o CAECO e a Diretoria Executiva no exercício do controle das atividades da subsidiária.

Em julho de 2024, integrou a área de Comercialização no Mercado Externo, apoiando a gestão societária de suas subsidiárias. Em fevereiro de 2025, passou a ocupar a função de Coordenadora de Suporte à Decisão da Diretoria Executiva da PBIO.

Nas últimas eleições, em 2023, compôs a única candidatura independente de ativos ao CD da PETROS, alcançando cerca de 2 mil votos.

Dupla 61 - Diego Dutra e Constantino Angélico (Constan)

É hora de proteger e blindar a PETROS!
Defenderemos o nosso patrimônio com atuação técnica e vigilante. 
Fiscalizaremos criteriosamente as decisões/ações das diversas áreas e órgãos da PETROS, buscando, por meio de controles eficazes, propostas de melhorias de processos e de governança, rigorosas auditorias, transparência e resultados voltados exclusivamente aos interesses dos participantes. 
Diego Dutra - titular
Bacharel e Mestre em Administração Pública e de Empresas pela FGV com 13 anos de Sistema Petrobras, sendo 7 em funções gerenciais. Trabalhou em áreas corporativas e de negócio, com destacada experiência em governança, gestão societária, conformidade, auditoria e suporte/assessoria ao processo decisório. 
Possui capacitação técnica para atuação em Conselhos (cursos realizados no IBGC, FDC e Petrobras), e experiências relevantes em órgãos colegiados: membro do Comitê de Auditoria da Transpetro entre 2016 e 2017, e Presidente do Conselho Fiscal da PBEN-P (subsidiária do segmento de comercialização de energia) entre 2022 e 2024. Atualmente, exerce a função de Coordenador de Suporte à Decisão na DLCM e está concluindo o LLM em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo Ibmec.

Em 2023, compôs a única candidatura independente ao Conselho Deliberativo da Petros entre os participantes ativos, na defesa dos pilares de governança, integridade, transparência e controles para blindar a Petros.
Constantino Angélico (Constan) - suplente
Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade São Camilo e MBA em Gestão Financeira, Controle e Auditoria pela UCSAL, com mais de 40 anos de experiência, principalmente no Sistema Petrobras. Atuou nas áreas de suprimentos, tributação, TI e auditoria, com expertise na gestão do SAP ERP, automação de processos e análise de riscos operacionais. 
Participou de projetos como o Sinergia ou em sistemas legados, SPED Fiscal na UN-BA e o protótipo do Sistema ATTICA. Teve atuação na avaliação de riscos SOX no módulo MM do SAP ERP e na implantação de auditoria contínua. Possui sólida experiência em auditoria, com foco em gestão de estoques, contratos e processos operacionais. Atualmente, realiza auditorias na Petrobras, com foco em bens e governança corporativa. Possui domínio do Pacote Office e experiência em programação e automação de processos. Desde 2006, é síndico ou membro de conselho fiscal em condomínios.

Dupla 62 - Paulo Cesar (PC) e Jane Sant´Ana

"União em Defesa da Petros"
Fiscalizar demonstrações contábeis, avaliações atuárias, controles internos da entidade, planos de equacionamento, cumprimento da legislação, Estatuto e Regulamento dos planos Registrar ressalvas, enfases e cobrar regularização. Acompanhar atos da Diretoria, metas e remuneração, Conselho Deliberativo, Auditoria interna e externa, área de Conformidade, Integridade, Ouvidoria e propor melhorias.
Paulo Cesar (PC) - titular
Ingressou na PETROBRÁS em 1984. Demitido na Greve de 94. Reintegrado em 2000. Diretor da FUP, de 1998 até a presente data, na Diretoria de Seguridade e na Diretoria Jurídica. Na ANAPAR, Diretor de Formação, de 2004 a 2007, Diretor de Imprensa de 2007 a 2010, e Diiretor de Planos, Convênios e Eventos de 2022 até a presente data.
Conselheiro Deliberativo de 2001 a 2024. No Sindipetro-Bahia foi Coordenador Geral, de 2001 a 2014. De 2015 até 2023 Diretor de Seguridade, Política Sociais, e do Idoso e de 2024 até a presente data é Diretor financeiro. Organizou e liderou as as ações e lutas que barrou o Plano Petrobrás Vida - PPV, ingressou com Ação Civil Pública cobrando dívidas bilionárias da Petrobras com os Planos Petros (PPSPs), conquistou o Acordo de Obrigações Recíprocas AOR, implantou o Plano Petros 2 em todo o Sistema Petrobrás e
encerrou o PED Assassino. Desde 2023 no GT Petros e agora na Comissão Quadripartite busca a solução para a eliminação dos equacionamentos dos PPSPs.
Jane Sant´Ana - suplente
Empregada Petrobras Distribuidora, hoje Vibra Energia, desde 23/02/1999, como Técnica administrativa atuando em atividades administrativas na antiga Diretoria de Operações e Logística, suporte às áreas operacionais em SMS, manutenção, RSA, Clima Organizacional, Indicadores Estratégicos e Treinamento, participando do GRUPO SIM BR e outros Grupos de Trabalho, completando 26 anos de empresa este ano. 
Formada em Pedagogia e cursando a pós-graduação em Economia e Trabalho, pela Escola Dieese. Está como dirigente sindical na representação dos trabalhadores do Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Rio de Janeiro, incluindo os trabalhadores da Vibra Energia, atuando sempre na defesa dos direitos desses trabalhadores, principalmente nos Planos de Saúde e de Previdência  dos ativos, aposentados e pensionistas da BR Distribuidora e agora da Vibra Energia, acumulando larga experiência nessas áreas.

Confira as principais datas do processo eleitoral

Data Etapa
12/12/2024 Aprovação do Regulamento Eleitoral pelo Conselho Deliberativo
23/1/2025 Instalação da Comissão Eleitoral
28/1/2025 Publicação do Edital de Convocação
6/2 a 20/02/2025 Inscrição de candidatos
14/3 Confirmação e divulgação dos inscritos
17/3 a 21/3/2025 Pedidos de impugnação
25/3 a 31/3/2025 Prazo para defesa dos impugnados
3/4/2025 Reunião da Comissão Eleitoral - análise da defesa dos impugnados
3/4/2025 Divulgação da listagem final dos candidatos
3/4 a 2/6/2025 Período de campanha
19/5 a 2/6/2025 Período de votação
26/5 a 30/5/2025 Credenciamento de fiscais
2/6/2025 Apuração dos votos e divulgação dos resultados
3/6 a 12/6/2025 Declaração de propósito
28/7/2025 Assinatura do Termo de Posse dos Conselheiros Eleitos após habilitação pela Previc

 

Conheça a Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral é composta por oito membros titulares e oito suplentes, de forma paritária. Quatro titulares e seus respectivos suplentes foram indicados pelas quatro associações ou sindicatos com maior número de participantes ativos e assistidos filiados até 30/09/2024. Os outros quatro titulares e quatro suplentes foram indicados pela Petros. A constituição da Comissão foi aprovada pela Diretoria Executiva, com a finalidade de orientar e conduzir o processo eleitoral. Para entrar em contato com a Comissão Eleitoral, envie um e-mail para [email protected].

Representantes da Petros

Titulares Suplentes
Maria de Fátima de Rezende Gonçalves Courtois (Presidente) Bárbara Assis de Monserrat
Roberto dos Santos Rodrigues Leticia Bastos de Andrade
Michel da Silva Florêncio  Priscila Di Napoli Sampaio
Alessandra de Paula Gouvea Antonia Moraes

 

Representantes de Associações e Sindicatos

Titulares Suplentes
Maria do Carmo David - AMBEP Linaldo Coy de Barros - AMBEP
Antonio Alves da Silva - SINDIPETRO-NF Andre de Lima Coutinho -SINDIPETRO-NF
Márcio André da Silva - SINDIPETRO-LP Ederson Nunes - SINDIPETRO-LP
Roberto de Castro Ribeiro - SINDIPETRO-RJ Enaldo Barcellos Rego - SINDIPETRO-RJ

 

Competências da Comissão Eleitoral

I. orientar e conduzir o processo eleitoral, atuando como órgão disciplinador e decisório, podendo, para tanto,
baixar resoluções;
II. atuar como órgão fiscalizador para assegurar a legitimidade e a moralidade do processo eleitoral, a isonomia
entre os candidatos e o cumprimento das normas eleitorais, deliberando inclusive sobre eventual pedido de
Candidato quanto ao acompanhamento de todas as fases do processo eleitoral;
III. cumprir o calendário aprovado pela Diretoria Executiva, observados os prazos estabelecidos neste
Regulamento para as diversas fases do processo eleitoral;
IV. preparar a documentação a ser utilizada no processo eleitoral;
V. proceder ao exame dos requisitos a serem observados pelos candidatos a Conselheiro, referidos no artigo 26
deste Regulamento, inclusive decidindo a respeito de eventuais impugnações e recursos contra impugnações;
VI. dar publicidade ao processo eleitoral, em todas as suas fases;
VII. promover a apuração geral dos votos;
VIII. credenciar, dentre os eleitores, os Fiscais indicados pelos Candidatos, para desempenharem a referida
função, pautada no respeito pessoal, na ética e no bom senso;
IX. divulgar o resultado da eleição e encaminhar o nome dos eleitos à Diretoria Executiva para homologação e
envio à Secretaria Executiva para providenciar a posse;
X. deliberar sobre os casos omissos neste Regulamento.
 

O que é Conselho Deliberativo?

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de governança da Petros, responsável pela definição da política geral de administração da Fundação e de seus planos. Cabe a ele decidir sobre temas como política de investimentos, estatuto, regulamento de planos, planejamento estratégico e aprovação das demonstrações contábeis, entre outros.

Quem faz parte do Conselho?

O Conselho Deliberativo é composto por seis membros titulares e seus suplentes, sendo metade indicada por patrocinadoras, e a outra metade escolhida pelos participantes ativos e assistidos em eleição direta. A duração do mandato é de quatro anos, permitida uma recondução, que, no caso dos eleitos, se dá por nova eleição. Neste ano, estão em disputa as vagas ocupadas atualmente pelos conselheiros Fernando de Castro Sá (titular) e Luciano Maldonado Garcia (suplente). Confira abaixo a configuração atual do Conselho Deliberativo.

Indicados pelas patrocinadoras

Titulares Suplentes
Gustavo Dimitri de Souza Gonçalves (presidente) Alexandre Finamori França Baptista
Gustavo Cesar Cotrim Correa da Costa Rafael Crespo Rangel Barcellos
Ricardo Rodriguez Besada Filho Telmo Medeiros Lopes 

 

Eleitos pelos participantes

Titulares Suplentes
Fernando de Castro Sá Luciano Maldonado Garcia
Radiovaldo Costa Santos Getulio Francisco da Cruz
Vinícius Camargo Pereira da Costa Rafael de Paula Prado Alvareli

 

O que é Conselho Fiscal?

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Petros, responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira da Fundação. Cabe ao Conselho, entre outras funções, examinar os balancetes mensais e emitir pareceres sobre as demonstrações contábeis anuais, emitir relatório de controles internos, fiscalizar os atos dos administradores, acompanhar periodicamente o Programa de Investimentos da Petros e informar eventuais irregularidades, dentre outros.

Quem faz parte do Conselho?

O Conselho Fiscal é composto por quatro conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois indicados por patrocinadoras, e os outros dois eleitos pelos participantes ativos e assistidos em eleição direta. Os mandatos têm duração de quatro anos, sem possibilidade de reeleição. Neste ano, estão em disputa as vagas ocupadas atualmente pelos conselheiros Wander Marcelino (titular) e Helio de Castro Domingues Filho (suplente). Confira abaixo a configuração atual do Conselho Fiscal.

Indicados pelas patrocinadoras

Titulares Suplentes
Hilder Soares Seixas Dylta Walsh de Oliveira Peres
Viviana Cardoso de Sá e Faria  Odilanei Morais dos Santos

 

Eleitos pelos participantes

Titulares Suplentes
Silvio Sinedino Pinheiro (presidente) João Antonio de Moraes
Wander Marcelino Helio de Castro Domingues Filho

 

Placeholder
Atendimento online (chat)

Dias úteis, das 8h às 18h.
Para acessar, entre na Área do Participante com
matrícula e senha Petros.

Placeholder
Central de Relacionamento
0800 025 35 45

Dias úteis, das 8h às 20h. 
Serviços automatizados 24h.