Investimentos

Petros recebe Prêmio Top 5 Focus do Banco Central em Brasília

Publicada em 18/05/2023
Gerente de Análise Macroeconômica, Diego Martins (ao centro), recebe certificado do Prêmio Top 5 do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen (direita), e do chefe do Departamento de Estatística, Fernando Rocha

A Petros recebeu nesta quarta-feira (17/5) o Prêmio Top 5 Focus, concedido pelo Banco Central, pelo primeiro lugar nas projeções realizadas em 2022 para taxa Selic (a taxa básica de juros da economia) de curto prazo, ao lado de grandes instituições financeiras. Fomos o único fundo de pensão premiado. A entrega do certificado ocorreu durante a Conferência Anual do Banco Central do Brasil, realizada em Brasília. 

Com a conquista, a Petros ficou no seleto grupo formado por 21 instituições premiadas entre as cerca de 140 que participam do Boletim Focus, o relatório semanal do Banco Central que reúne as projeções de indicadores do mercado. As estimativas mais precisas ao longo do ano ganham destaque no Top 5 anual. A Petros ficou à frente de grandes instituições, como bancos, gestoras de recursos e consultorias especializadas em projeções macroeconômicas. 

“O reconhecimento reflete a qualidade das projeções macroeconômicas e da elaboração de cenários pelo nosso time. São análises fundamentais para as estratégias de investimentos, contribuindo para a tomada de decisão de alocação de recursos”, disse Diego Martins, gerente de Análise Macroeconômica, responsável pela área e que representou a Petros durante a premiação em Brasília. 

Essa é a terceira vez que a Petros figura em primeiro lugar e é agraciada com o prêmio. A primeira vez foi em 2018, quando conquistou o primeiro lugar nas projeções de IPCA de curto prazo referente ao exercício de 2017.  No ano seguinte, em 2019, a Petros foi primeiro lugar nas projeções para taxa Selic de curto prazo. 

Prisma Fiscal 

Além do reconhecimento pelo Banco Central, a Petros foi premiada, no início deste mês, pelos seus resultados no ranking anual do Prisma Fiscal, do Ministério da Fazenda. A Fundação ficou entre as projeções mais assertivas em "Arrecadação das Receitas Federais de longo Prazo" (2º Lugar), "Arrecadação das Receitas Federais de curto Prazo" (2º Lugar) e "Receita Líquida do Governo Central Longo Prazo" (3º Lugar).

O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado, criado e gerido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, para acompanhamento da evolução das principais variáveis fiscais brasileiras.