Informe econômico

Rentabilidade cresce em julho e fica bem acima da meta

Publicada em 12/08/2024

Com o retorno de investidores estrangeiros aos mercados emergentes e, diante da expectativa para o início do ciclo de corte de juros nos EUA, o Ibovespa encerrou o mês de julho com o melhor resultado do ano: alta de 3,02%, após um primeiro semestre negativo. Essa recuperação da Bolsa se refletiu no resultado dos investimentos da Petros, que avançaram 1,14% no período, superando o objetivo de retorno médio da Fundação, de 0,73%.

No ano, o rendimento acumulado é de 4,80%, frente ao objetivo de 5,65%.


 

Diante do bom desempenho, sobretudo no segmento de renda variável, que avançou 3,25%, acima do Ibovespa (3,02%), e em investimentos estruturados, com alta de 2,23%, todos os planos administrados pela Fundação superaram seus respectivos objetivos de retorno no mês.

A renda fixa, que concentra a maior parte dos investimentos, rendeu 0,91% em julho, em linha com o CDI (0,91%), benchmark para o segmento.

Os investimentos imobiliários tiveram rentabilidade de 0,12%, em operações com participantes o retorno foi de 0,91% e, nos investimentos no exterior, de 1,18%.

Confira abaixo os resultados de cada segmento frente ao seu benchmark.


 

Cenário para agosto

O mês começou com o mercado agitado, diante da divulgação de dados mais fracos da economia americana. Enquanto isso, no Brasil, houve sinalização de cautela e vigilância por parte do Comitê de Política Monetária em relação às próximas decisões de juros a serem tomadas, com preocupações atreladas à desancoragem das expectativas e depreciação cambial.

O mercado segue aguardando maior clareza dos dados, mas o início da queda de juros na economia americana a partir de setembro pode favorecer o fluxo para mercados emergentes, com reflexo positivo no câmbio e no Ibovespa.

O desenrolar da corrida eleitoral americana e da transição na presidência do Banco Central no Brasil são elementos adicionais que podem impactar o mercado neste mês.

Em meio a esse cenário, nosso time de investimentos segue atento aos desafios e oportunidades, de modo a alcançar o melhor retorno ajustado ao risco de cada plano no longo prazo.

Para conferir a rentabilidade prévia do seu plano, acesse o Painel de Investimentos. E confira o Informe Econômico para entender melhor o cenário macroeconômico no mês de julho.

* Título atualizado em 14/8.