Videocast: conclusão da estratégia de imunização dos planos de benefício definido
Videocast: conclusão da estratégia de imunização dos planos de benefício definido
A Petros concluiu em outubro deste ano a estratégia de imunização dos planos de benefício definido, como é o caso do PPSP-R e do PPSP-NR, importante movimento para dar mais segurança e previsibilidade de retorno aos nossos investimentos. No episódio de número 9 do nosso podcast “Diálogos”, conversamos sobre o tema com o diretor de Investimentos, Paulo Werneck, e o gerente de Macroalocação, Rainielson Faustino.
A estratégia de imunização consiste em aproveitar o cenário de patamar elevado dos juros para adquirir títulos públicos federais com taxas acima das metas atuariais, casando o fluxo de vencimento dos títulos com os compromissos de pagamento de benefícios aos aposentados e pensionistas. Esse processo também mitiga os riscos de novos déficits nos planos.
Em outubro, a estratégia alcançou o objetivo de imunizar, na média, 82% das carteiras dos planos de benefício definido. O alvo de cada plano foi definido a partir de estudos de alocação que avaliam cenários futuros do ponto de vista do ativo e do passivo dos planos, conhecidos pela sigla ALM e elaborados pelo Setor de Gestão de Riscos. Foram seis planos imunizados: PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70, Arlanxeo e Nitriflex.
Como temos comunicado, a parcela restante do patrimônio que não foi imunizada está alocada em diversos produtos oferecidos no mercado, como em renda variável e, sobretudo, nos ativos ilíquidos, como são chamados os investimentos que não podem ser vendidos a qualquer momento e que requerem estratégias consistentes de negociação.
Perdeu os episódios anteriores? |
Clique para ouvir no Spotify ou no Youtube. Para acompanhar os próximos lançamentos, inscreva-se no Spotify ou no nosso canal no Youtube e ative as notificações. |