Avisos

Mensagem de despedida de Bruno Dias

Publicada em 30/03/2023

Depois de quatro anos de dedicação e intenso trabalho à frente da Petros, encerro minha jornada no comando da Fundação. Não poderia terminar meu mandato sem deixar uma mensagem aos participantes, em linha com o diálogo aberto e a confiança que construímos ao longo dessa gestão.

Quando cheguei na Petros me deparei com questões estruturais altamente complexas e que precisavam ser endereçadas. Desde o dia que assumi esta importante missão, reiteradas vezes registrei que minha prioridade era buscar o equilíbrio técnico dos planos e eliminar os impactos financeiros do PED na vida dos participantes. Por isso, uma das primeiras medidas que adotei foi a construção, em conjunto com participantes e entidades, de um novo modelo de equacionamento que levou à redução das contribuições extras.

Em paralelo, iniciamos uma ampla reestruturação da Petros, abrangendo quatro grandes pilares da Fundação: governança, investimentos, administrativo e seguridade. As melhorias de governança e o trabalho coeso permitiram, em março de 2020, a aprovação das contas pelo Conselho Fiscal, depois de 16 anos consecutivos de pareceres contrários. Além de termos as contas aprovadas por todos os órgãos de governança, também conseguimos apresentar um balanço financeiro totalmente limpo, sem ressalva ou qualquer nota de ênfase, pela primeira vez em 12 anos. Outro marco importante foi que pela primeira vez, após noves anos, o PPSP-R e o PPSP-NR registraram superavit no exercício de 2020.

A busca incessante por uma gestão administrativa eficiente, que concilie redução de despesas e aumento de receitas, iniciada lá em 2019, possibilitou a redução das taxas de custeio dos planos do Sistema Petrobras, medida que anunciamos no início deste ano aos participantes. Também avançamos em importantes iniciativas de transformação digital e implementamos o processo de digitalização em serviços fundamentais, como pedidos de concessão de aposentadoria. Fortalecemos, ainda, nossas ações de comunicação, implementamos um novo site institucional e criamos o “Petros mais transparente”, possibilitando o diálogo permanente com os participantes, por meio de reuniões presenciais e virtuais.

Infelizmente, não temos controle sobre fatores externos, e a pandemia de Covid-2019, evento que parou o mundo e trouxe profundas mudanças na sociedade, impôs grandes desafios, impactando diretamente o desempenho dos investimentos. Mesmo enfrentando dois longos anos de pandemia, conseguimos construir um conjunto de boas práticas para a Petros, com bases sólidas e processos robustos que nos permitem ter resiliência necessária para superar momentos turbulentos e retomar o caminho do crescimento.

Desde o início, também temos trabalhado para ajustar os legados da composição das carteiras dos planos e isso não se faz da noite para o dia, considerando o tamanho do patrimônio da Fundação, limites técnicos e estratégia para cada tomada de decisão. Nesse sentido, um importante trabalho que temos implementado nas carteiras dos planos de benefício definido, como PPSP-R e PPSP-NR, é o de imunização – objetivo que temos perseguido diariamente desde que a conjuntura econômica possibilitou a aquisição de títulos marcados na curva com taxa superior à meta atuarial, o que passou a acontecer em novembro de 2021. Os resultados desse processo já são perceptíveis e serão ainda mais visíveis a partir dos resultados de 2023, uma vez que nosso objetivo é imunizar 80% da carteira desses planos de benefício definido, ampliando ainda mais a segurança e a previsibilidade de retorno dos investimentos.

Todas as mudanças realizadas a partir da reestruturação da Petros geraram importantes reconhecimentos externos, com a conquista de selos e certificações nacionais e internacionais, a exemplo da Fitch Ratings, que classificou nossos recursos de investimentos e gestão de riscos como excelentes, ISO 31000, Great Place to Work, Governança da Abrapp, entre outros. Todos esses reconhecimentos nos deixam muito orgulhosos do trabalho realizado e evidenciam que a Petros é hoje uma empresa com reputação fortalecida, governança forte, profissionalização e boas práticas.

E muitos frutos ainda serão colhidos, pois algumas mudanças necessitam de tempo para maturar, a exemplo de todo esse esforço de adequação das carteiras dos planos. Estejam certos de que nossas decisões foram tomadas com a mais absoluta integridade, alinhadas à missão da Petros e pensando exclusivamente nos interesses dos participantes.

Quero finalmente registrar meu agradecimento a todos os profissionais que fazem a Petros ser o segundo maior fundo de pensão do país, aos meus colegas da Diretoria Executiva e órgãos de governança pelo trabalho conjunto em prol do futuro desta Fundação.

Tenho muito orgulho de ter feito parte da história da Petros e seguirei sendo um fiel entusiasta desta entidade, na certeza de que a Fundação está no caminho certo e de que, no longo prazo, a estratégia de imunização dos planos e todas as nossas decisões se reverterão num ciclo virtuoso de resultados positivos, beneficiando todos os participantes que um dia depositaram sua confiança na Petros.