Investimentos

Projeções macroeconômicas: Petros conquista 1º lugar em ranking do Ministério da Fazenda

Publicada em 29/04/2024
Da esquerda para a direita: secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama; subsecretária de Política Fiscal, Débora Freire; coordenadora-geral de Política Fiscal do Ministério da Fazenda, Tereza Cleise; analista de investimentos da Petros, Bruno Marchetto; secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.

A precisão das nossas projeções ao longo de 2023 foram reconhecidas com o prêmio de 1º lugar no ranking anual de curto prazo do Prisma Fiscal, elaborado pelo Ministério da Fazenda, na categoria receita líquida do governo central. Além disso, fomos destaque nos rankings anuais de longo prazo das categorias de dívida bruta do governo central (4º lugar), receita líquida do governo central (4º lugar) e arrecadação das receitas federais (5º lugar). A premiação ocorreu na última sexta-feira (26/4), em São Paulo.

A conquista representa uma chancela do Ministério da Fazenda à assertividade das nossas projeções macroeconômicas, insumo fundamental para o processo decisório de alocação de recursos e estratégias de investimentos.

O Prisma Fiscal é um sistema que coleta as expectativas de mercado para as principais variáveis fiscais do país, sob a ótica de analistas do setor privado, além de apurar projeções para atividade econômica, nível geral de preços e mercado de trabalho. As instituições com maior assertividade recebem destaque em rankings mensais e anuais.

Neste ano, alcançamos o 5º lugar no ranking mensal de curto prazo para a categoria receita líquida do governo central do Prisma Fiscal divulgado em fevereiro. Além disso, conquistamos o 1º lugar para projeções taxa Selic, em fevereiro e março, no Top 5 do Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central.