SIGA 2024: confira como foi a participação da Petros no seminário das EFPC
SIGA 2024: confira como foi a participação da Petros no seminário das EFPC
A segunda edição do SIGA (Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar) terminou nesta sexta-feira (9/8), após quatro dias de debates entre as lideranças do setor de previdência complementar fechada, especialistas do mercado e o órgão regulador para apontar os caminhos para o futuro do investimento institucional brasileiro.
Organizado pelas principais entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) do país, o SIGA 2024 contou com 20 painéis sobre temas diversos relacionados ao setor. Durante os quatro dias de evento, foram registradas 1.560 presenças na Marina da Glória (RJ). O evento também foi transmitido online, com 3.123 visualização online ao longo dos quatro dias.
A Petros foi uma das protagonistas da programação, com participação em quatro diferentes painéis do seminário ao longo da semana, incluindo a participação do nosso presidente, Henrique Jäger; o diretor interino de Investimentos, Alexandre Dias Miguel; o diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana; e o nosso gerente executivo Jurídico, Alexandre Barenco.
Petros no SIGA 2024
6/8 - Painel | " Métodos adequados de resolução de conflitos no ambiente das EFPC”, com participação de Alexandre Barenco, gerente executivo Jurídico da Petros
No primeiro dia da programação (6/8), a Petros esteve presente no painel que discutiu métodos adequados de resolução de conflitos no ambiente das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Durante o debate, nosso gerente Executivo Jurídico, Alexandre Barenco, apontou a união entre patrocinadores, participantes e autarquias como o caminho a ser percorrido para dar celeridade aos processos judiciais no âmbito das EFPC.
7/8 - Painel | "Painel de abertura com presidentes das fundações”, com participação de Henrique Jäger, presidente da Petros
O nosso presidente, Henrique Jäger, participou do painel de boas-vindas ao lado de presidentes de fundos de pensão, como João Fukunaga (Previ), Ricardo Pontes (Funcef), Edécio Brasil (Valia) e Camilo Fernandes (Postalis). Na ocasião, Henrique comentou sobre os desafios inerentes ao setor de previdência complementar no Brasil, chamando atenção para a necessidade de avanços na legislação para “termos segurança jurídica”. Ele destacou que esse movimento “é fundamental para o processo de diversificação das carteiras de planos mais jovens”.
7/8 – Painel | "Estratégias de investimento e busca de performance para planos BD e CV", com participação de Alexandre Miguel, diretor interino de Investimentos da Petros
Durante o painel, o nosso diretor interino de Investimentos, Alexandre Miguel, falou sobre a conclusão da estratégia de imunização das carteiras da Petros, planejada “para trazer segurança e previsibilidade”; e destacou iniciativas de aprimoramento da governança, supervisão, gestão e transparência da Petros nos últimos anos que levaram a resultados de destaque, como o de 2023, “quando obtivemos a melhor rentabilidade em quatro anos”. “Nossa governança traz resultados”, reforçou.
9/8 – Painel | "Relacionamento e Aproximação para gerar confiança, fundamental numa relação de longo prazo", com participação de Marco Aurelio Viana, diretor de Seguridade da Petros
Nosso diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana, foi um dos palestrantes sobre iniciativas para maior aproximação com os participantes, mediado por Antonieta Gontijo, gerente de Remunerações, Benefícios e Operações de RH na Petrobras, e que contou também com o diretor de Seguridade da Previ, Wagner Nascimento, e o diretor de Seguridade da Fapes, Marcelo Alves. Em sua apresentação, Marco Aurelio falou sobre o programa "Petros Mais Perto de Você", de fortalecimento da comunicação, do relacionamento e da transparência.
Saiba mais:
9/8 - SIGA 2024: último dia destaca nossas iniciativas de aproximação com participantes
8/8 - Petros debate segurança jurídica e proteção aos investimentos no segundo dia do SIGA 2024
6/8 - Petros participa de painel jurídico no primeiro dia do SIGA 2024