Previdência

PP-2: plano supera marca de 50 mil participantes

Publicada em 21/05/2024
  • Crescimento é resultado de uma série de iniciativas para atrair novos participantes, chegando a alcançar 90% de adesão

Mantendo sua sólida trajetória de crescimento, o Plano Petros-2 (PP-2) superou a expressiva marca de 50 mil participantes em março desse ano, sendo 42.920 ativos (pessoas em fase de contribuição) e 7.129 assistidos (aposentados e pensionistas), e alcançou R$ 45 bilhões em patrimônio. Os números consolidam o PP-2, plano aberto a novas adesões, como o maior do país na modalidade contribuição variável, segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

O crescimento de participantes é resultado de uma série de iniciativas lançadas pela Petros, em parceria com a área de Recursos Humanos da Petrobras, para aproveitar as oportunidades oferecidas pelos novos concursos da Petrobras, maior patrocinadora do plano. Foram realizadas lives, palestras e atendimentos individuais para levar mais informações sobre o plano, além de produzidos diversos conteúdos, como vídeos, podcasts e e-books. Como resultado, a Petros atraiu 3.504 novos empregados da Petrobras desde 2022. A maior evolução foi registrada em 2023, com a entrada de aproximadamente 2 mil novos participantes, alcançando 90% de adesão ao plano dos novos empregados. Esse percentual aumentou ainda mais nos primeiros cinco meses desse ano, chegando a 93%. O resultado mostra que os jovens estão cada vez mais interessados em um futuro financeiramente mais seguro, a partir da previdência complementar.

Benefícios além de qualquer aplicação financeira

Lançado em 2007, o PP-2 conta com nove patrocinadoras e oferece aos participantes e seus dependentes um benefício da renda complementar no momento da aposentadoria, além de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença. Também protege os familiares dos participantes, com pagamento de pecúlio e pensão. Para conhecer mais sobre os benefícios do plano, acesse o e-book abaixo.

 

 

O plano da Petros conta com vantagens que não são encontradas em qualquer aplicação financeira. Isso porque a cada real aplicado pelo participante nas suas contribuições ordinárias mensais, a patrocinadora coloca outro real, rendendo automaticamente 100%, aumentando significativamente o valor esperado da poupança acumulada e consequentemente do benefício futuro. Além disso, investimento em previdência complementar pode ser deduzido do Imposto de Renda até o limite de 12%. Também é possível obter um dinheiro extra para algum projeto, com o empréstimo Petros, que possui taxas bem menores que as oferecidas pelo mercado e prazo de 180 meses para pagamento.

Recentemente, o PP-2 ficou mais moderno e atrativo após mudanças em seu regulamento, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que consistiu na incorporação de um leque maior de formatos para recebimento de benefícios e institutos (veja mais aqui). 

Para saber mais sobre o PP-2, acesse a página do plano no Portal Petros, clicando aqui.